A oferta descontrolada e o fácil acesso expõem os consumidores aos riscos. Se nas ruas os vapes são vendidos sem fiscalização, na internet também não há fronteiras. Com um simples digitar, qualquer pessoa, de qualquer idade, tem acesso. Em aplicativos de entrega, os vendedores burlam as regras ao classificarem os produtos como bebidas ou perfumes.
"A falta de regulamentação permite a prática de um comércio ilícito a céu aberto, à disposição de qualquer um, sem regras e parâmetros, expondo vidas a riscos inimagináveis", lembra Dra. Alessandra.
MERCADO ILEGAL
A ausência de regras beneficia apenas ao mercado ilegal. Uma prova disso é o número de apreensões, que subiu 15% em 2024 na comparação com 2023. Segundo a Receita Federal, de janeiro a maio deste ano, 760.457 vapes foram apreendidos, somando mais de R$34 milhões; no mesmo período do ano passado, 663.613 foram retidos, mais de R$ 27 milhões. Isso representa um crescimento da disponibilização de produtos contrabandeados.
Para Alessandra, é necessário regulamentar este mercado para garantir a restrição a menores de idade e oferecer alternativas com rígido controle. Atualmente, o assunto está em discussão no Senado, onde comissões analisam o PL 5.008/2023, da senadora Soraya Thronicke, que prevê a criação de regras para comercialização e fabricação dos cigarros eletrônicos.
"Quando a comercialização legal é proibida, mas o consumo não é penalizado, a proibição se torna ineficaz, colocando em risco a vida. Esse é o problema que o PL pretende resolver, definindo regulação adequada e regras rígidas", reforça Bastos. Recentemente, a Receita realizou a operação Vaporis, para combater a comercialização ilegal dos vapes em lojas na Avenida Paulista e na 25 de março, em São Paulo. As próximas fases serão focadas na internet, sites e redes sociais.
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe