A prefeitura de Araçatuba firmou convênio com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para participar do programa Rios Vivos, do governo do estado de São Paulo, que visa recuperar corpos hídricos urbanos e prevenir enchentes em áreas vulneráveis.
O acordo inclui a limpeza e o desassoreamento de cerca de 900 metros do córrego Alvoradinha, no trecho entre a rua Uruguaiana e a foz no ribeirão Baguaçu, além da revitalização da Lagoa do Miguelão, que possui uma área estimada de 12 mil metros quadrados. A ideia é melhorar o fluxo e a qualidade da água, além de reduzir o risco de alagamentos em períodos de chuvas intensas.
De acordo com o prefeito Lucas Zanatta, o município está preparando a documentação exigida pelo estado para formalizar a adesão ao programa. Esse trabalho está sendo coordenado pela secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação, que é responsável por reunir os materiais técnicos necessários.
A secretaria Municipal de Meio Ambiente também participa do projeto, com a Lagoa do Miguelão sendo indicada como área prioritária. O órgão municipal será responsável por providenciar as licenças ambientais necessárias para a execução das obras.
Ainda não há valor definido nem cronograma estabelecido para o início das intervenções. “É um programa estratégico para a cidade e estamos cumprindo as exigências para garantir a participação de Araçatuba”, afirmou Zanatta.
PROGRAMA RIOS VIVOS
O programa Rios Vivos tem como objetivo revitalizar nascentes, córregos e várzeas em áreas urbanas de todo o estado. Para participar, os municípios precisam apresentar um croqui técnico, plano de licenciamento ambiental, comprovação de manutenção e governança dos trechos indicados, além de um plano de comunicação com a comunidade.
As intervenções físicas serão realizadas pelo Estado, enquanto a manutenção e zeladoria das áreas recuperadas ficarão sob responsabilidade da Prefeitura de Araçatuba.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe