Araçatuba inicia nesta sexta-feira (28) a Campanha Nacional Contra a Influenza 2025, disponibilizando 5.300 doses da vacina em todas as unidades de saúde da cidade. A antecipação ocorreu em relação ao cronograma do Ministério da Saúde, que começará oficialmente em 7 de abril nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com o Dia “D” de mobilização nacional marcado para 10 de maio.
O início da campanha de vacinação contra a gripe 2025 em todo o Estado foi anunciado ontem pelo secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva. Segundo ele, os municípios podem iniciar a campanha para os grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações. Araçatuba está entre as cidades que seguiram essa orientação.
CALENDÁRIO
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.
A meta da campanha é vacinar 90% de cada grupo prioritário, que inclui também puérperas, povos indígenas e quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
Segundo Priscila Cestaro, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica Municipal (Visam) de Araçatuba, a campanha é um convite para que toda a comunidade participe desse esforço nacional de prevenção contra a influenza.
“A vacinação é a mais importante das medidas de saúde pública, pois visa reduzir complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza, além de diminuir a sobrecarga nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o acesso às vacinas para todos os grupos recomendados”, explica.
O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a Influenza em 2025 oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B.
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Compartilhe