A Prefeitura de Araçatuba lançou, nesta segunda-feira (27/5), a Campanha Fora Leish, ação de encoleiramento de cães para combate à leishmaniose.
Inédita em Araçatuba, a campanha terá duração de quatro anos. Esse projeto foi ofertado a Araçatuba pelo fato de o município ter as ações de controle da leishmaniose bem organizadas, equipe específica para o combate e todos os insumos necessários para o diagnóstico canino e humano.
A secretária de Saúde, Carmem Guariente, afirma que as ações contra a leishmaniose acontecem desde o início da gestão. “Quando assumimos a gestão, a nossa preocupação era o grande número de casos positivos em cães e, na época, a única oferta era fazer a eutanásia. Desde então, implantamos todas as ações de vigilância e controle da leishmaniose. Após isso, fizemos um plano construído junto ao Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo, com aprovação do Comus e o encoleiramento dos cães complementa o trabalho que já vem sendo realizado na cidade”.
COMO VAI FUNCIONAR
As coleiras são para a prevenção da leishmaniose, ou seja, serão colocadas em cães saudáveis. Elas têm um repelente que impede a transmissão da doença. Os agentes farão visitas, de casa em casa, com início pelos bairros com mais casos da doença em humanos. De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações devem começar no bairro Turrini e, na sequência, nos bairros com maior risco, até que a ação chegue em todos os bairros da cidade.
Todos os cães domiciliados maiores de 3 meses serão encoleirados. A coleta de sangue para exames é feita apenas em animais maiores de 6 meses.
A coleira será trocada a cada 6 meses, período em que será feito um exame de sangue no animal. O material vai para o Centro de Controle de Zoonoses, onde passa por um teste rápido. Caso haja confirmação da leishmaniose, o material é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para exame confirmatório.
Participaram da mesa de autoridades o prefeito Dilador Borges, o chefe de gabinete Coronel Borella, os vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa e Gilberto Batata Mantovani, a secretária de Saúde, Carmem Guariente, a pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz, Juliana Castilho e, através de videoconferência, a pesquisadora científica e gerente técnica do Grupo de Epidemiologia, Vera Lucia Fonseca de Camargo Neves, representando o Governo do Estado de SP.
Ao final da cerimônia, o cachorrinho Caramelo, mascote da campanha Fora Leish, foi encoleirado pelo prefeito Dilador Borges, marcando oficialmente o início das ações.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe