A Prefeitura de Araçatuba lançou, nesta segunda-feira (27/5), a Campanha Fora Leish, ação de encoleiramento de cães para combate à leishmaniose.
Inédita em Araçatuba, a campanha terá duração de quatro anos. Esse projeto foi ofertado a Araçatuba pelo fato de o município ter as ações de controle da leishmaniose bem organizadas, equipe específica para o combate e todos os insumos necessários para o diagnóstico canino e humano.
A secretária de Saúde, Carmem Guariente, afirma que as ações contra a leishmaniose acontecem desde o início da gestão. “Quando assumimos a gestão, a nossa preocupação era o grande número de casos positivos em cães e, na época, a única oferta era fazer a eutanásia. Desde então, implantamos todas as ações de vigilância e controle da leishmaniose. Após isso, fizemos um plano construído junto ao Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo, com aprovação do Comus e o encoleiramento dos cães complementa o trabalho que já vem sendo realizado na cidade”.
COMO VAI FUNCIONAR
As coleiras são para a prevenção da leishmaniose, ou seja, serão colocadas em cães saudáveis. Elas têm um repelente que impede a transmissão da doença. Os agentes farão visitas, de casa em casa, com início pelos bairros com mais casos da doença em humanos. De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações devem começar no bairro Turrini e, na sequência, nos bairros com maior risco, até que a ação chegue em todos os bairros da cidade.
Todos os cães domiciliados maiores de 3 meses serão encoleirados. A coleta de sangue para exames é feita apenas em animais maiores de 6 meses.
A coleira será trocada a cada 6 meses, período em que será feito um exame de sangue no animal. O material vai para o Centro de Controle de Zoonoses, onde passa por um teste rápido. Caso haja confirmação da leishmaniose, o material é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para exame confirmatório.
Participaram da mesa de autoridades o prefeito Dilador Borges, o chefe de gabinete Coronel Borella, os vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa e Gilberto Batata Mantovani, a secretária de Saúde, Carmem Guariente, a pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz, Juliana Castilho e, através de videoconferência, a pesquisadora científica e gerente técnica do Grupo de Epidemiologia, Vera Lucia Fonseca de Camargo Neves, representando o Governo do Estado de SP.
Ao final da cerimônia, o cachorrinho Caramelo, mascote da campanha Fora Leish, foi encoleirado pelo prefeito Dilador Borges, marcando oficialmente o início das ações.
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe