10/02/2025 • 14:53:00

Araçatuba reforça a prevenção contra a dengue com nova remessa de vacina

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA

A secretaria municipal de Saúde de Araçatuba recebeu 20 mil doses da vacina contra a dengue. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para o município por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual (GVE). Os imunizantes chegaram ao município na última sexta-feira (7).

A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, para crianças de 10 a 14 anos. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a quantidade recebida garante a aplicação da primeira e da segunda dose para o público-alvo atual.

Somente em janeiro foram aplicadas mais de 1,4 mil doses. Porém, apenas 31% das crianças entre 10 e 14 anos foram vacinadas.

SERVIÇO

As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs da zona urbana. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As UBSs Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 realizam a vacinação até as 22h.

No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável, sendo necessária a apresentação de um documento com foto e a carteira de vacinação.

TESTE RÁPIDO

Na semana passada, a secretaria municipal de Saúde de Araçatuba também recebeu 2.500 unidades do teste rápido de dengue (NS1), para casos suspeitos que estejam nos primeiros dias de infecção. Os dispositivos são utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pronto-Socorro Municipal. 

Conforme explica o Departamento de Assistência Especializada, o teste faz a detecção do antígeno NS1, uma proteína específica do vírus da dengue, que circula no sangue do paciente infectado e pode ser detectada após as primeiras 24 horas de infecção, até o 5º dia. Ele é realizado por meio de uma picada (punção digital) no dedo do paciente. A gota de sangue é colocada no dispositivo de teste, que fornece o resultado após 15 minutos.

O material foi adquirido pelo Ministério da Saúde. O Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II) foi responsável por repassar esses testes rápidos para a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).

É a primeira vez que o município recebe testes NS1. Até então, a aquisição era feita com recursos próprios da Prefeitura. No ano de 2024, foram adquiridos 8,5 mil testes até novembro. Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, foram comprados 15 mil, devido ao aumento nos casos de dengue no município.

PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada

Motociclista fica em estado grave após colisão em cruzamento de Rio Preto

PRF apreende medicamentos irregulares durante fiscalização na BR-153

Idoso é condenado a 16 anos por matar síndico em briga por vaga de estacionamento em Rio Preto

Homem é preso em Rio Preto por tentativa de homicídio em casa de shows em Barretos

Rio-pretense cai no golpe do falso advogado

7ª Unimed Run bate recorde de inscrições e consolida evento como referência regional

Incêndio destrói cooperativa de recicláveis em Ilha Solteira; fumaça foi vista a quilômetros

Elyezer Montenegro Magalhães será duplicada entre Araçatuba e Aracanguá: obra de R$ 64 milhões

Veículo que transportava pacientes de Guararapes sofre acidente em José Bonifácio

Operação Hawala mira organização que lavava dinheiro em cripto e movimentou R$ 1 bilhão

SP lidera em ranking de inovação no país

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados