O estado de São Paulo reafirma sua liderança nacional em inovação. Em 2024, o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) alcançou 0,891, equivalente a 3,1 vezes a média do país. Em 2025, manteve-se robusto com 0,872, 3 vezes acima da média nacional (0,296). A liderança de São Paulo é consistente ao longo de toda a série histórica, que inicia em 2014.
A pesquisa é realizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio de sua Coordenação-Geral de Economia e Inovação. O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) mede e analisa o desempenho dos ecossistemas locais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em todo o território nacional.
O índice é formado por dois grandes blocos de análise:
Contexto para a inovação, que avalia o ambiente e os fatores que facilitam ou dificultam a inovação em cada estado ou região;
Resultado da inovação, que mede os efeitos concretos do processo inovador, como o número de marcas e patentes, a produção científica e o uso de novas tecnologias.
Esses dois blocos se desdobram em sete áreas temáticas principais (chamadas de pilares) e 21 aspectos específicos (ou dimensões), que são analisados por meio de 80 indicadores estatísticos.
Os sete pilares do índice são: Instituições, Capital humano, Infraestrutura, Economia, Negócios, Conhecimento e tecnologia e Economia criativa.
São Paulo mantém a liderança absoluta nos sete pilares que compõem o IBID, estando acima da média nacional em todos eles, consolidando-se como referência nacional em inovação de forma ampla e equilibrada, destaca a pesquisa.
Além disso, São Paulo lidera em 38 dos 80 indicadores (47,5%), com desempenho especialmente destacado no grupo Resultado – onde lidera em 20 dos 25 indicadores (80%).
Além de São Paulo, Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368) superaram a média nacional.
As regiões Sudeste e Sul dominam a inovação no país, com sete dos oito primeiros lugares do ranking ocupados por seus estados.
A metodologia do IBID baseia-se integralmente no modelo do Índice Global de Inovação (Global Innovation Index – GII), elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe