Na próxima quinta-feira, 25 de julho, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) assinará um termo de cooperação com a Associação Riopretense de Promoção do Menor (ARPROM) para proporcionar cursos de capacitação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade nos centros socioeducativos de São José do Rio Preto (SP), facilitando sua entrada no mercado de trabalho.
A cerimônia acontecerá na sede da ARPROM, localizada na rua Prudente de Morais, nº 3308, no centro de São José do Rio Preto.
O convênio atenderá jovens de 14 a 17 anos que tenham concluído ou estejam cursando o 8º ano do Ensino Fundamental e que residam em Rio Preto. Serão disponibilizadas quatro vagas por turma de capacitação, com carga horária de 48 horas distribuídas ao longo de dois meses.
Durante o curso, os adolescentes participarão de Oficinas de Formação Inicial para o Trabalho, abrangendo temas como raciocínio lógico, ética e saúde, inclusão digital, arte e cultura, marketing e vendas, noções de contabilidade, produção textual e língua portuguesa, e empreendedorismo, entre outros.
Após a capacitação, os jovens poderão optar por dois cursos de formação específicos: auxiliar administrativo e repositor de mercadorias, ambos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, serão encaminhados para oportunidades de trabalho através de programas de aprendizagem, como o Jovem Aprendiz.
A assinatura do termo será realizada pela diretora da Divisão Regional Oeste (DRO), Edneia Ferreira Rodrigues Reganhan, representando a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, e pelo presidente da ARPROM, Waldemar Brentan.
Estarão presentes também o diretor do CASA Rio Preto, Alexandre de Assis Souza e a diretora da Semiliberdade de Rio Preto, Claudia Regina Mendonça, além da encarregada de área técnica do CASA Rio Preto, Ellen Cristina Mandeli de Oliveira Comegno, o coordenador pedagógico, Matheus Chagas Garcia Sant’Ana, e a assistente social, Flávia da Silva Matias, além de outras autoridades do sistema de Justiça.
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe