Vinte assistidos do Centro de Reabilitação Visual Instituto dos Cegos de Rio Preto realizarão o exame PSA no próximo sábado (16), no Ultra-X, como parte das ações promovidas pelo centro de medicina diagnóstica durante o Novembro Azul. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue utilizado para medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, cujo aumento nos níveis pode indicar inflamação, infecção, hiperplasia benigna ou até mesmo câncer de próstata. Esse exame é fundamental para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
A iniciativa do Ultra-X é gratuita e reforça o compromisso da clínica com a saúde da comunidade, destacando a importância da prevenção e do acompanhamento regular para reduzir os riscos associados ao câncer de próstata.
Regiane Candido Rodrigues Pires, fisioterapeuta e responsável técnica do Instituto dos Cegos, comentou sobre a relevância dos exames. "É o primeiro ano desta ação. Já participamos com a campanha de mamografia para as mulheres desde o ano passado, e isso ajuda muito. Essa é uma doença silenciosa, que se desenvolve sem sintomas. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura e de tratamentos adequados são muito maiores. Como atendemos Rio Preto e mais 102 municípios, ter parceiros em campanhas como o Outubro Rosa e agora o Novembro Azul é muito importante, pois a prevenção de doenças que podem ser fatais e a detecção precoce mudam todo esse cenário", afirmou.
A médica do Ultra-X, Maria Gabriela, também reforçou a importância da campanha. "É preciso se cuidar, sempre. Nosso alerta é diário, mas intensificamos em novembro com as campanhas para alcançar o maior número de pessoas possível".
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe