Vinte assistidos do Centro de Reabilitação Visual Instituto dos Cegos de Rio Preto realizarão o exame PSA no próximo sábado (16), no Ultra-X, como parte das ações promovidas pelo centro de medicina diagnóstica durante o Novembro Azul. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue utilizado para medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, cujo aumento nos níveis pode indicar inflamação, infecção, hiperplasia benigna ou até mesmo câncer de próstata. Esse exame é fundamental para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
A iniciativa do Ultra-X é gratuita e reforça o compromisso da clínica com a saúde da comunidade, destacando a importância da prevenção e do acompanhamento regular para reduzir os riscos associados ao câncer de próstata.
Regiane Candido Rodrigues Pires, fisioterapeuta e responsável técnica do Instituto dos Cegos, comentou sobre a relevância dos exames. "É o primeiro ano desta ação. Já participamos com a campanha de mamografia para as mulheres desde o ano passado, e isso ajuda muito. Essa é uma doença silenciosa, que se desenvolve sem sintomas. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura e de tratamentos adequados são muito maiores. Como atendemos Rio Preto e mais 102 municípios, ter parceiros em campanhas como o Outubro Rosa e agora o Novembro Azul é muito importante, pois a prevenção de doenças que podem ser fatais e a detecção precoce mudam todo esse cenário", afirmou.
A médica do Ultra-X, Maria Gabriela, também reforçou a importância da campanha. "É preciso se cuidar, sempre. Nosso alerta é diário, mas intensificamos em novembro com as campanhas para alcançar o maior número de pessoas possível".
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe