Um ataque cibernético criminoso atingiu os sistemas da Prefeitura de São José do Rio Preto na manhã desta quinta-feira (5), afetando diretamente diversos serviços públicos, especialmente na área da saúde. Segundo nota oficial, o ataque comprometeu a estabilidade operacional de toda a rede municipal, obrigando a adoção de procedimentos manuais em unidades de saúde e outros setores.
O telefone do SAMU está fora do ar, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já registram lentidão nos atendimentos e formação de filas. O laboratório municipal também foi afetado: exames eletivos estão suspensos temporariamente e apenas exames de urgência estão sendo realizados.
A Empro (Empresa Municipal de Processamento de Dados) informou que isolou os equipamentos afetados e iniciou imediatamente o processo de restauração dos sistemas e verificação dos backups. Ainda segundo a empresa, os bancos de dados não foram comprometidos.
De acordo com a Prefeitura, as autoridades especializadas em crimes cibernéticos já foram acionadas e acompanham a investigação. A administração pede compreensão da população diante da situação emergencial e garante que está trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível.
A Empro destacou ainda que, diariamente, enfrenta mais de 12 mil tentativas de ataques cibernéticos, bloqueadas por seus sistemas de segurança. Contudo, o ataque desta quinta-feira conseguiu ultrapassar as barreiras digitais e afetar diretamente o funcionamento da Prefeitura, sendo classificado como um ataque à população rio-pretense.
Novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações e da recuperação dos sistemas.
Mulher é flagrada abandonando filhotes nas ruas de Rio Preto; animais serão colocados para adoção
Sucesso de bilheteria, exposição do Chaves no Iguatemi Rio Preto receberá clientes caracterizados para o “Chiquinha Day”
Andradina lidera casos de leishmaniose visceral no Estado de SP em 2025
Unimed Araçatuba abre inscrições para evento sobre amamentação
Homem morre após se cortar em louça de pia quebrada em Rio Preto
Incêndio atinge barracão do Shopping da Utilidade em Rio Preto
Polícia Civil de Rio Preto investiga incêndio criminoso
Idosa morre no Hospital de Base após ser atropelada
Artesã é esfaqueada por mulher no Centro de Rio Preto
Suspeito de tráfico foge da polícia, invade casa e é encontrado escondido sob edredom em Itajobi
Unimed Araçatuba oficializa construção de Centro de Hemodiálise
PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Compartilhe