A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (13) o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei 1958/21, que reserva às pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas 30% das vagas oferecidas nos concursos públicos no âmbito da administração pública federal.
A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já foi aprovada pelo Senado em maio deste ano e passou pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados. A urgência da proposta na Câmara foi aprovada por 272 votos favoráveis e 140 contrários.
O texto aumenta a proporção das cotas nos concursos públicos dos atuais 20% para 30%, além de incluir a população indígena e quilombola. Atualmente, as cotas raciais para concursos alcançam apenas a população negra (pretos e pardos).
Conforme o projeto, a regra de cotas abrangerá processos seletivos simplificados e envolverá a administração pública direta, autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia mista controladas pela União. O texto prevê uma revisão da política após dez anos. A reserva de 30% valerá sempre que forem ofertadas duas ou mais vagas e será aplicada se, eventualmente, surgirem outras durante a validade do concurso.
A relatora da proposta, deputada Carol Dartora (PT-PR) argumenta que o objetivo da proposição é enfrentar as exclusões que alcançaram pretos, pardos, indígenas e quilombolas de maneira específica e permitir que a política de cotas alcance seus objetivos mais rapidamente.
“A diversidade de pessoas no serviço público amplia os olhares a partir dos quais os problemas políticos e sociais são enxergados, aumenta a diversidade de soluções e aprimora a forma e a execução das políticas públicas. Isso traz maior eficiência, qualidade, efetividade e eficácia ao serviço público”, diz a parlamentar.
Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda
Motociclista morre depois de atropelar um animal na rodovia Raposo Tavares, em Piquerobi (SP)
Dois homens são presos suspeitos de um homicídio em Presidente Prudente (SP)
Homem é preso suspeito de cometer homicídio em São José do Rio Preto (SP)
Defesa Civil renova alerta para chuvas até quarta-feira e prorroga gabinete de crise
Força Nacional de Saúde chega a Rio Preto para combate à dengue
Homem é preso por tráfico de drogas, em Mirassol (SP)
Prefeitura de Birigui decreta situação de emergência em saúde pública por causa da dengue
Hospital Unimed Araçatuba facilita agendamento de exames de imagem pelo WhatsApp
Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda-feira
IPTU 2025 em Araçatuba agora pode ser pago via Pix com QR Code
Polícia Rodoviária e Receita Federal realizam operação contra crime fiscal
Compartilhe