18/05/2023 • 17:34:20

Autor de atentado com caminhão em Nova York é condenado a 260 anos de prisão

ESTADÃO CONTEÚDO



O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira, 17, que condenou a 260 anos de prisão o autor responsável pelo ataque que deixou oito pessoas mortas em Nova York, em 2017. Sayfullo Saipov recebeu 10 sentenças de prisão perpétua - sendo oito consecutivas - e não terá mais liberdade em vida.

No atentado terrorista, que ocorreu em 31 de outubro de 2017, dia de Halloween, Saipov usou um caminhão alugado para matar oito vítimas e ferir várias outras, incluindo uma criança de 14 anos, em uma ciclovia na parte baixa de Manhattan, em nome do Estado Islâmico. As vítimas sobreviventes sofreram amputações, lesões cerebrais graves e lesões físicas.

O ataque foi planejado com meses de antecedência. Nas semanas anteriores ao episódio, ele alugou um caminhão para praticar manobras para atingir o maior número possível de pessoas.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Saipov o ataque concretizou sua devoção à organização terrorista Estado Islâmico (EI). No atentado, ele estava com uma bandeira do grupo terrorista com um grito de guerra escrito nela. Após o episódio, enquanto estava sob custódia em um hospital, ele disse ao FBI que cometeu o ataque em resposta a ligações do líder do EI e que estava orgulhoso do que havia feito. Saipov sorriu ao descrever seu ataque e tentou pendurar a bandeira do ISIS em seu quarto de hospital.

Segundo a BBC, ao ser sentenciado, disseram-lhe que havia "destruído tantas vidas", mas o acusado não demonstrou remorso durante o julgamento. As sentenças dadas ao terrorista constituem a pena máxima para as 18 tentativas de assassinato.

"Hoje, o tribunal emitiu a pena máxima possível em cada acusação de condenação e ordenou que oito das sentenças de prisão perpétua de Saipov, juntamente com 260 anos de prisão, sejam aplicadas consecutivamente às outras sentenças impostas", disse o procurador dos EUA, Damian Williams, do Distrito Sul de Nova York.

SBT está no Top 5 da lista dos conteúdos com 'mais horas assistidas' da Netflix em 2023

Comissão do Senado deve apresentar regras para uso de inteligência artificial em maio

Rosamaria quer usar Liga das Nações para seleção 'se fortalecer' na busca por ouro olímpico

Ivete Sangalo conta a verdade sobre "crise de ciúmes" no palco; assista e relembre

Rihanna manda recado para brasileiros em vídeo com Camilla de Lucas; assista

Ônibus com estudantes de escola estadual tomba em rodovia de Fernandópolis

Ex-presidente do Uruguai José Mujica anuncia diagnóstico de tumor no esôfago

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Mulher que teria inspirado personagem de 'Bebê Rena' alega ser a 'vítima'

Pela primeira vez desde a pandemia, saúde é a principal preocupação dos brasileiros, revela estudo

Com surto de gripe aviária em vacas nos EUA, OMS emite alerta sobre consumo de leite fresco

Casal é achado morto dentro de veículo

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados