O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira, 17, que condenou a 260 anos de prisão o autor responsável pelo ataque que deixou oito pessoas mortas em Nova York, em 2017. Sayfullo Saipov recebeu 10 sentenças de prisão perpétua - sendo oito consecutivas - e não terá mais liberdade em vida.
No atentado terrorista, que ocorreu em 31 de outubro de 2017, dia de Halloween, Saipov usou um caminhão alugado para matar oito vítimas e ferir várias outras, incluindo uma criança de 14 anos, em uma ciclovia na parte baixa de Manhattan, em nome do Estado Islâmico. As vítimas sobreviventes sofreram amputações, lesões cerebrais graves e lesões físicas.
O ataque foi planejado com meses de antecedência. Nas semanas anteriores ao episódio, ele alugou um caminhão para praticar manobras para atingir o maior número possível de pessoas.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Saipov o ataque concretizou sua devoção à organização terrorista Estado Islâmico (EI). No atentado, ele estava com uma bandeira do grupo terrorista com um grito de guerra escrito nela. Após o episódio, enquanto estava sob custódia em um hospital, ele disse ao FBI que cometeu o ataque em resposta a ligações do líder do EI e que estava orgulhoso do que havia feito. Saipov sorriu ao descrever seu ataque e tentou pendurar a bandeira do ISIS em seu quarto de hospital.
Segundo a BBC, ao ser sentenciado, disseram-lhe que havia "destruído tantas vidas", mas o acusado não demonstrou remorso durante o julgamento. As sentenças dadas ao terrorista constituem a pena máxima para as 18 tentativas de assassinato.
"Hoje, o tribunal emitiu a pena máxima possível em cada acusação de condenação e ordenou que oito das sentenças de prisão perpétua de Saipov, juntamente com 260 anos de prisão, sejam aplicadas consecutivamente às outras sentenças impostas", disse o procurador dos EUA, Damian Williams, do Distrito Sul de Nova York.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe