04/08/2023 • 09:43:19

Autor de homicídio em Barretos matou mulher porque foi demitido, afirma Polícia Civil

KAROL GRANCHI - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


 

O suposto autor do homicídio que vitimou Nilza Maria Aparecida Costa Pingoud, de 62 anos, em Barretos, no interior de SP, disse que matou a vítima porque ela o havia demitido. A afirmação é do delegado Rafael Faria Domingos, titular da delegacia Seccional da Polícia Civil da cidade.

Leonardo Silva, de 18 anos, foi preso na manhã da última quinta-feira (3/8) após uma operação conjunta da Polícia Civil de Barretos com a PM de Planura (MG). As equipes cumpriram o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça contra o suspeito. O criminoso foi encontrado em Frutal (MG) e encaminhado para a delegacia de Barretos, onde foi interrogado.

Segundo a Polícia Civil, a partir do momento em que foi detido e durante todo o trajeto até a delegacia, Leonardo permaneceu hostil e debochou do trabalho da polícia. Ele também reagiu de forma fria ao relatar detalhes sobre o crime e chegou a sorrir e mandar beijos para a câmera do celular de um dos investigadores que filmou parte da ação para registro. Outro vídeo que circula na internet mostra Leonardo saindo da delegacia e sendo entrevistado por profissionais da imprensa. Ele sorri novamente e confessa: “Matei, gente”.  O criminoso não dá detalhes do crime, mas disse que fez compras com o dinheiro da vítima. Veja os vídeos abaixo:

[redes]

O crime chocou a cidade. De acordo com o delegado Domingos, a motivação, segundo a declaração do suposto autor do homicídio, seria vingança porque a vítima teria demitido Leonardo. 

 “A vítima e o suposto autor se conheceram um tempo atrás quando ela o convidou para prestar serviços domésticos na casa e morar no imóvel. Ele acabou se mudando para a casa da vítima, mas essa relação de trabalho acabou durando apenas alguns dias, o que criou ali uma certa raiva, como ele disse no interrogatório dele”, disse.

O delegado contou ainda que o crime foi planejado.  

“Ele veio para Barretos no final de semana do dia 22 (de julho), ingressou no imóvel (de Nilza) no dia 23 e no dia 24 pela manhã ele esperou ela acordar e a matou assim que ela acordou, enforcando-a com um fio. Ele permaneceu na casa durante toda a semana escavando a cova e na quinta ou sexta-feira, conforme ele informou em seu interrogatório, ele efetivamente a enterrou (no jardim)”, contou o delegado. O jovem já tem passagem pela polícia. Quando era adolescente, ele foi detido após ter roubado a casa de uma idosa em Planura. 

O corpo de Nilza foi encontrado enterrado e em estado avançado de putrefação após a Polícia Militar receber denúncias dos vizinhos, que notaram a ausência da moradora. Testemunhas relataram que chegaram a ver um rapaz na frente do imóvel, parado e observando por muito tempo. Como Nilza ficou muitos dias sem sair de casa, algumas pessoas resolveram acionar a PM. Não havia sinal de arrombamento no local, mas a carteira dela havia sido levada.

Testemunhas informaram ainda que Nilza era uma mulher tranquila e discreta, mas amigável. Ela morava sozinha há quatro anos após ficar viúva.

O primeiro laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Nilza morreu asfixiada e que não havia sinais de lesões contundentes em seu corpo.

Ela foi enterrada na última quarta-feira (2/8), no cemitério da Paz, em Barretos. Leonardo Silva está preso temporariamente no presídio de Colina (SP). As investigações continuam em andamento. 

Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito

Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto

Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto

Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay

Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária

Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba

PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas

Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão

Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente

Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados