09/08/2023 • 15:42:01

Barroso toma posse como presidente do STF em 28 de setembro

ESTADÃO CONTEÚDO



A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quarta, 9, que deixará a presidência da Corte em setembro. Ela dará posse ao seu sucessor, Luís Roberto Barroso, em 28 de setembro. O vice-presidente será o ministro Edson Fachin. Os nomes foram confirmados hoje pela Corte por 10 votos.

A aposentadoria compulsória de Rosa será em 2 de outubro, quando ela completa 75 anos. Há possibilidade, contudo, de ela antecipar a saída após deixar o cargo de presidente.

Após ser confirmado como o próximo presidente da Corte, Barroso disse receber a tarefa com "imensa humildade" e afirmou ser "consciente do peso dessa responsabilidade".

"Pretendo dignificar a cadeira que vossa Excelência hoje ocupa", completou o ministro, que disse não ter "nenhum outro propósito que não seja fazer o País maior e melhor".

O mandato de presidente do STF é de dois anos. Depois, ele deve ser sucedido por seu vice, Fachin.

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos

GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha

Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente

Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista

Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo

Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados