Um bebê de apenas um ano de idade engasgado com uma peça plástica foi salvo com ajuda da Polícia Militar de São Paulo durante ocorrência na última quarta-feira de feriado, dia 1º, em Santa Bárbara d’Oeste, cidade do interior de São Paulo.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), os pais da criança ligaram para o 190. "Enquanto a equipe do Centro de Operações da PM (Copom) auxiliava o casal por telefone, uma viatura já estava a caminho da casa da família", disse a pasta.
Assim que chegaram ao local, em menos de dois minutos, os cabos Gisele Soares e Diego Ferreira, que faziam patrulhamento na região quando foram acionados, encontraram o Matheus no colo do pai.
"Imediatamente o policial pegou o menino e realizou a manobra de Heimlich (procedimento rápido de primeiros socorros utilizado em casos de engasgamento) com o apoio de sua parceira"
De acordo com a SSP, a criança expeliu a peça plástica que havia engolido e voltou a respirar.
"Os pais, que, até então, estavam desesperados, agradeceram aos policiais. Na sequência, a família foi encaminhada ao pronto-socorro da região em uma viatura para verificar o estado de saúde do menino, onde foi constatado que estava tudo bem", acrescentou a pasta.
Na saída do hospital, os agentes foram até lá novamente para entregar um presente ao menino. "Os pais ficaram muito agradecidos por tudo, mas foi gratificante para nós também. Conseguimos ajudar uma criança, isso não tem preço. Com certeza foi a mais marcante da minha carreira, estou emocionada até agora", disse a cabo Gisele, que está na corporação há 10 anos.
O que fazer em caso de engasgo?
Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a atitude mais indicada no caso de engasgo de pessoas maiores de um ano é a realização da manobra de Heimlich.
A técnica consiste em abraçar a pessoa por trás e fazer compressões com uma mão aberta sobre outra com o punho fechado na "boca" do estômago, ou seja, na região entre o umbigo e o começo das costelas.
É importante que esse movimento seja feito para trás e para cima, como se fosse para levantar a pessoa. A manobra deve ser feita cinco vezes seguidas, com repetições, se necessário.
Em pessoas obesas ou grávidas que estão no último trimestre, as compressões devem ser feitas no meio do peito, e não no abdome. Para bebês com menos de um ano, também são necessários cuidados diferentes.
Nunca coloque a mão dentro da boca da pessoa que está engasgando O gesto pode acabar empurrando o objeto ou alimento ainda mais em direção ao pulmão.
Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira
PM encontra mais de 500 porções de drogas em fundo falso de caminhonete no interior de SP
Em Rio Preto (SP), Saúde inicia atendimentos do Passaporte do Homem neste sábado, 15/3
Professor de escola municipal é investigado por estupro de vulnerável em Votuporanga (SP)
Unimed Araçatuba reformula espaço que acolhe crianças em vulnerabilidade
Governo faz acordo para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás no orçamento
Briga de trânsito termina em agressão e facada em frente a uma escola municipal de São José do Rio Preto (SP)
Veja cronograma da declaração do Imposto de Renda 2025
Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT
Contra a dengue: Prefeitura de Jales vai iniciar nebulização com apoio de veículo da Defesa Civil
Região de São José do Rio Preto tem 211 vagas de emprego disponíveis nos PATs
Idosa perde mais de R$ 22 mil em golpe do “bilhete premiado” em Jales
Compartilhe