O bilionário russo Alexei Kuzmitchev, considerado pelas autoridades europeias como "uma das pessoas mais influentes da Rússia", foi detido para interrogatório na segunda-feira, 30, na França, em uma investigação de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e de violações de sanções internacionais. As informações são do jornal francês Le Monde.
Segundo a Procuradoria Nacional das Finanças, a mansão do oligarca em Paris e seu imóvel em Saint-Tropez foram revistados. Mais de 60 autoridades foram mobilizadas para as buscas em suas propriedades. De acordo com o Le Monde, foram descobertos maços de dinheiro no local. Kuzmitchev é coacionista do consórcio Alfa Group, proprietário do Alfa Bank. Ele estava detido na terça-feira, 31, mas ainda não havia sido acusado.
A União Europeia impôs sanções ao bilionário em março de 2022, pouco depois do início da guerra na Ucrânia, afirmando que Kuzmitchev tinha ligações "bem estabelecidas" com o presidente russo, Vladimir Putin. Na época, a UE impôs restrições a indivíduos considerados potenciais ameaças à integridade da Ucrânia.
Assim que o oligarca foi incluído na lista de sanções europeias, em 15 de março de 2022, os seus dois iates, o Petite Ourse e o Petite Ourse II , atracados em Antibes e Cannes, foram apreendidos pela alfândega.
A investigação está relacionada a suspeitas de fraude fiscal, bem como de outros crimes, "incluindo violações de sanções" , indicou a Procuradoria. Este é o terceiro procedimento legal aberto pelo órgão francês contra oligarcas após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
De acordo com o The Guardian, o Kremlin disse na terça-feira que a Rússia seria capaz de defender os direitos de Kuzmichev assim que a França liberasse mais informações sobre o caso. "Pelo que entendi, ele é cidadão da Federação Russa, portanto deveríamos receber informações sobre a detenção através de nossa missão diplomática", disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, aos repórteres, segundo o Guardian. "Assim que recebermos a informação, e se o detido assim o desejar, iremos, naturalmente, ajudar a proteger os seus direitos como cidadão russo."
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe