02/02/2024 • 17:05:00

Brasil bate recorde na produção de petróleo e gás em 2023

ESTADÃO CONTEÚDO



O Brasil ultrapassou pela primeira vez, no ano passado, a média anual de produção de 4 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), atingido 4,344 milhões de boe/d, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O pré-sal foi responsável por 75,18% desse total, com 3,304 boe/d.

Segundo a ANP, o recorde ficou 11,69% acima do anterior, alcançado em 2022. Houve recorde nas produções separadas de petróleo, com 3,402 milhões de barris por dia (bbl/d), 12,57% acima do valor de 2022 (de 3,022 milhões de bbl/d); e de gás natural, com 150 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), cerca de 8,7% maior do que a observada no ano anterior (de 138 milhões de m3/d).

DEZEMBRO

Em dezembro, foram produzidos 4,570 milhões de boe/d de petróleo e gás natural. Separadamente, a produção foi de 3,585 milhões de bbl/d de petróleo, uma diminuição de 2,5% com relação a novembro de 2023 e um aumento de 16,6% em comparação a dezembro do ano anterior; e de 156,618 milhões de m3/d de gás natural, uma redução de 3,4% comparando com o mês anterior e um crescimento de 11,8% em relação ao mesmo mês de 2022.

A produção do pré-sal, decorrente de 150 poços, foi de 2,742 milhões de bbl/d de petróleo e 118,34 milhões de m3/d de gás natural, totalizando 3,487 milhões de boe/d, uma queda de 2,7% em relação ao mês anterior e aumento de 16,8% se comparada ao mesmo mês de 2022.

Em dezembro, a produção do pré-sal correspondeu a 76,3% do total produzido no Brasil. No mês, o aproveitamento de gás natural foi de 97,8%, disponibilizando ao mercado 51,77 milhões de m3/d de gás. Já a queima foi de 3,39 milhões de m3/d, tendo redução tanto na comparação com o mês anterior (-7,4%) quanto com o mesmo mês de 2022 (-8,5%).

Com relação à origem da produção, os campos marítimos produziram 97,7% do petróleo e do gás natural do país. A produção ocorreu em 6.546 poços, sendo 539 marítimos e 6.007 terrestres. Os campos operados pela Petrobras, em consórcio ou não, produziram 88% do petróleo e gás natural.

Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais

Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva

Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza

Venda de ingressos para carnaval do Rio de Janeiro tem nova etapa nesta quarta (9)

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Adolescente é apreendido após atacar escola no RS e matar criança de 9 anos

Homem passa mal e morre em praça no bairro TV, em Araçatuba

Polícia Civil prende 22 pessoas em operação nas regiões de Araçatuba e Andradina

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de meia tonelada de maconha em José Bonifácio

Dois idosos são encontrados mortos em Votuporanga

São Paulo firma parceria internacional para ampliar produção de biogás e biometano

Preso homem que matou ex durante festa de aniversário em Penápolis

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados