O governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram nesta terça-feira, 1º, o novo Marco de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027 para guiar a parceria do País com a entidade. Para o novo acordo, foram definidos cinco eixos temáticos, dentre eles, a transformação econômica e prevenção de conflitos.
A assinatura ocorreu durante visita da Vice-Secretária-Geral da ONU, Amina J. Mohammed, a Brasília. O Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDCF) representa o principal documento de planejamento, implementação e monitoramento das ações do Sistema ONU no País.
De acordo com o Palácio do Planalto, o marco teve o Plano Plurianual (PPA) e a Estratégia Federal de Desenvolvimento 2020-2031 como principais documentos de referência. "Esse alinhamento programático garante que a contribuição do sistema ONU ao Brasil se dê de forma complementar e objetiva aos esforços nacionais já direcionados para os grandes temas de desenvolvimento do País", diz nota divulgada.
Para o novo marco, foram definidos cinco eixos temáticos: "Transformação Econômica"; "Inclusão Social"; "Meio Ambiente e Mudança do Clima"; "Governança e Capacidade Institucional"; e "Prevenção de Conflitos e a relação entre Ações Humanitárias, Ações de Desenvolvimento e Esforços de Consolidação da Paz". A elaboração do UNSDCF contou com a participação de 165 representantes de 18 instituições dos três Poderes da República.
Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto
Taxista é assaltado em Rio Preto
Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto
Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores
Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto
Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto
Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Compartilhe