09/09/2024 • 12:06:02

Brasil encerra Jogos Paralímpicos de Paris com campanha histórica e recorde de medalhas

DA REDAÇÃO - ARAÇATUBA



Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terminaram com uma campanha histórica para o Brasil. A delegação brasileira bateu recordes paralímpicos, mundiais, de pódios e de medalhas de ouro, com mais duas conquistas no último dia de competição. A cerimônia de encerramento, na qual o Brasil teve como porta-bandeiras os campeões paralímpicos Carol Santiago, da natação, e Fernando Rufino, da canoagem, foi realizada neste domingo (8), no Stade de France, na capital francesa.

O Brasil terminou em quinto lugar no quadro de medalhas, com um total de 89 pódios. Essa foi a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2016, no Rio de Janeiro, mas que não havia sido alcançada. No planejamento estratégico feito em 2017 e revisado em 2021, a meta era conquistar entre 70 e 90 medalhas e estar entre os oito melhores em número de ouros, o que foi conquistado e até ultrapassado em Paris.

“Em cada brasileiro, hoje, pulsa um coração paralímpico. Eu quero agradecer demais o empenho. Os jogos foram extensos, com resultados extraordinários proporcionados pelos nossos atletas aqui. O resultado dos Jogos Paralímpicos foi excepcional, mas não dá para falar sobre esse sucesso sem voltar a 2017, quando elaboramos o nosso plano estratégico, que foi uma bússola ao longo dos últimos oito anos e nos guiou até aqui”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

TOP 5

Pela primeira vez, o Brasil encerrou os Jogos Paralímpicos entre os cinco melhores no quadro de medalhas. Foram 25 ouros, ficando atrás apenas de China (94), Reino Unido (49), Estados Unidos (36) e Holanda (27). No total de pódios, apenas três países conquistaram mais que o Brasil, que teve 89: China (220), Grã-Bretanha (124) e Estados Unidos (105).

RECORDE DE MEDALHAS

O Brasil encerrou sua participação em Paris com 89 pódios: 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. Esta foi a melhor campanha da história do país em Jogos Paralímpicos, superando em 17 os 72 pódios obtidos em Tóquio 2020 e Rio 2016. A delegação brasileira também alcançou a marca de 400 medalhas no total e terminou com 462, abrindo caminho para a medalha 500 já em Los Angeles 2028.

RECORDE DE OUROS

O Brasil superou o número de ouros conquistados em uma única edição, somando 25. O recorde anterior, 22, foi registrado em Tóquio 2020. No total, o Brasil acumula agora 462 pódios paralímpicos, com 134 ouros, 158 pratas e 170 bronzes.

RECORDE DE MEDALHAS EM UM ÚNICO DIA

No penúltimo dia de competição, o Brasil teve seu dia mais vitorioso nos Jogos Paralímpicos, conquistando 16 medalhas no sábado, 7 de setembro: seis de ouro, três de prata e sete de bronze.

RECORDE DE PARTICIPANTES NO EXTERIOR

A delegação brasileira contou com 280 atletas em Paris, sendo 255 com deficiência. Também viajaram à França 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. O recorde anterior de participação foi em Tóquio 2020, com 259 convocados.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO FEMININA

Em Paris, dos 255 atletas com deficiência, 117 eram mulheres, representando 45,88% do total, um recorde histórico. As atletas brasileiras conquistaram 43 medalhas, sendo 13 de ouro, 12 de prata e 18 de bronze.

RECORDES MUNDIAIS E PARALÍMPICOS

Os brasileiros bateram seis recordes mundiais, cinco no atletismo e um na natação, além de oito recordes paralímpicos. Entre os destaques estão Yeltsin Jacques nos 1500m T11 e Gabrielzinho nos 150m medley SM2.

MEDALHAS INÉDITAS

O Brasil ampliou a diversidade de modalidades que alcançaram o pódio, com conquistas inéditas no badminton, tiro esportivo e triatlo.

Carol Santiago e Gabrielzinho: destaques individuais

Carol Santiago se tornou a maior medalhista de ouro feminina do Brasil, com seis ouros, enquanto Gabrielzinho conquistou três ouros em Paris e garantiu o bicampeonato paralímpico em duas provas. Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto

Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada

Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber

Campanha do Agasalho 2025 será lançada no dia 2 de abril

Prefeitura de Araçatuba amplia serviços das UBSs 24h para vacinação contra influenza nos fins de semana

Campanha "Araçatuba Limpa" recolhe mais de 50 caminhões de materiais inservíveis em quatro dias

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados