15/12/2023 • 10:05:00

Brasil esclareceu apenas 1 em cada 3 homicídios nos últimos 7 anos, diz pesquisa

SBT NEWS



As investigações sobre crimes contra a vida ainda são insuficientes no Brasil. Segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, apenas 35%, ou seja, um em cada três, dos 40 mil homicídios dolosos no país ocorridos em 2021 foram esclarecidos. O número é apenas 2% maior do que o registrado em 2020, quando 33% dos casos foram solucionados.

O resultado mostra que houve mudanças significativas no esclarecimento dos homicídios no Brasil desde 2017 - início da série histórica. Para Carolina Ricardo, diretora-executiva do instituto, um dos fatores que contribuem para a perpetuação dos casos são as taxas de impunidade, uma vez que os autores não são responsabilizados corretamente.



"Quando o estado não investiga de forma correta e não responsabiliza os autores, dá-se um recado de que esses crimes não são importantes. E isso é um incentivo para que a prática continue acontecendo. É importante que os homicídios sejam esclarecidos. Quando o estado não dá resposta, a sociedade perde a confiança nas instituições", avalia.

A pesquisa chama a atenção para comparação entre os indicadores de esclarecimento de homicídios com o fato de o Brasil possuir a terceira maior população carcerária do mundo. Ao todo são 642.638 pessoas presas em regime fechado, sendo 11% por homicídios. A grande maioria é por crimes patrimoniais (40%) e relacionados a drogas (21%).

Dos 16 estados pesquisados, conforme disponibilidade de dados, o Paraná se destacou com a maior proporção de resolução do Brasil, com 78% dos casos esclarecidos em 2020, e 76%, em 2021. Por outro lado, o Rio Grande do Norte contabilizou apenas 8% dos casos solucionados em 2020, e 9%, em 2021, os menores indicadores do país, seguido por Bahia (12% em 2020 e 15% em 2021).

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados