A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas caiu significativamente nos últimos seis meses. É o que mostra a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21).
De acordo com o levantamento, em dezembro de 2022, 43% dos entrevistados confiavam muito nos militares. Já em agosto deste ano, apenas 33% confiam. A queda foi mais significativa entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. No mesmo período, a confiança alta entre os bolsonaristas passou de 61% para 40%.
Ainda de acordo com a pesquisa, em dezembro do ano passado, 36% dos cidadãos confiavam pouco nas Forças Armadas. Atualmente, o número é de 41%. No mesmo período também aumentou o percentual de pessoas que não confiam nos militares, passando de 18% para 23%.
Ainda de acordo com o levantamento, passou de 7% para 20% o percentual de eleitores de Jair Bolsonaro que não confiam nas Forças Armadas. O percentual daqueles que 'confiam pouco' passou de 31% para 38%.
A queda da confiança ocorre após a divulgação de diversos fatos relacionados às Forças Armadas desde o segundo turno das eleições.
Entre eles estão a divulgação de um relatório do Ministério da Defesa, que afirmava não descartar hipótese de fraude nas urnas eletrônicas, mesmo sem identificar qualquer evidência de fraude, além de não ter havido nenhuma mobilização para "reverter" o resultado das eleições, mesmo após acampamentos serem montados por meses em frente a quartéis generais.
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Compartilhe