Uma nova lista de estrangeiros que poderão deixar a Faixa de Gaza foi divulgada nesta quarta-feira, 8, pelas autoridades, mas segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, o grupo de 34 brasileiros que se encontra no enclave palestino ficou de fora.
Esta é a sexta lista com nomes de estrangeiros. Nesta nova relação, 601 pessoas foram autorizadas a deixar a região. Os civis possuem nacionalidade nos seguintes países: Ucrânia, 228; Filipinas, 107; Estados Unidos, 100; Alemanha, 75; Romênia, 51; Canadá, 40.
Na sexta-feira, 3, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o chanceler de Israel, Eli Cohen, garantiu que os brasileiros seriam autorizados a sair da Faixa de Gaza até esta quarta-feira. O prazo expirou, mas a passagem de Rafah ficou fechada dois dias, o que provocou atrasos.
O grupo de brasileiros que está em Gaza recebeu uma mensagem da embaixada afirmando que a saída do território deve acontecer na quinta-feira, 9.
Ainda não há uma confirmação oficial de que a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza aconteça, de fato, na quinta-feira, mas o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que "tudo indica" que os 34 brasileiros e palestinos devem ser liberados para deixar o local de conflito na data.
Quando forem autorizados a deixar o enclave, os brasileiros serão encaminhados para o Egito, onde devem embarcar em um avião da FAB com destino ao Brasil.
LISTA
Em entrevista ao Estadão na segunda-feira, 6, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou que o país não cria obstáculos para a saída de civis palestinos com dupla nacionalidade.
"Israel não decide quem entra na lista e não cria obstáculos para isso", apontou Zonshine. "Autoridades americanas afirmaram que o Hamas estava colocando seus combatentes feridos nas listas de pessoas que precisariam de atendimento médico fora da Faixa de Gaza. O Hamas está impondo diversas condições para liberar a saída dos palestinos com dupla nacionalidade e isso está prejudicando a saída das pessoas", afirmou o embaixador.
Zonshine também disse na ocasião que os brasileiros na Faixa de Gaza sairiam do enclave palestino nos "próximos dias", mas destacou as dificuldades da logística para a saída de civis em meio a guerra de Israel e o grupo terrorista Hamas. "Existem problemas logísticos. Nem todos os palestinos que querem sair estão no mesmo lugar e prontos para saírem, é preciso ter condições logísticas e militares para que eles possam sair."
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe