08/11/2023 • 10:17:25

Brasileiros ficam de fora de lista para deixar Gaza, mas têm promessa de que sairão na quinta

ESTADÃO CONTEÚDO



Uma nova lista de estrangeiros que poderão deixar a Faixa de Gaza foi divulgada nesta quarta-feira, 8, pelas autoridades, mas segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, o grupo de 34 brasileiros que se encontra no enclave palestino ficou de fora.

Esta é a sexta lista com nomes de estrangeiros. Nesta nova relação, 601 pessoas foram autorizadas a deixar a região. Os civis possuem nacionalidade nos seguintes países: Ucrânia, 228; Filipinas, 107; Estados Unidos, 100; Alemanha, 75; Romênia, 51; Canadá, 40.

Na sexta-feira, 3, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o chanceler de Israel, Eli Cohen, garantiu que os brasileiros seriam autorizados a sair da Faixa de Gaza até esta quarta-feira. O prazo expirou, mas a passagem de Rafah ficou fechada dois dias, o que provocou atrasos.

O grupo de brasileiros que está em Gaza recebeu uma mensagem da embaixada afirmando que a saída do território deve acontecer na quinta-feira, 9.

Ainda não há uma confirmação oficial de que a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza aconteça, de fato, na quinta-feira, mas o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que "tudo indica" que os 34 brasileiros e palestinos devem ser liberados para deixar o local de conflito na data.

Quando forem autorizados a deixar o enclave, os brasileiros serão encaminhados para o Egito, onde devem embarcar em um avião da FAB com destino ao Brasil.

LISTA

Em entrevista ao Estadão na segunda-feira, 6, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou que o país não cria obstáculos para a saída de civis palestinos com dupla nacionalidade.

"Israel não decide quem entra na lista e não cria obstáculos para isso", apontou Zonshine. "Autoridades americanas afirmaram que o Hamas estava colocando seus combatentes feridos nas listas de pessoas que precisariam de atendimento médico fora da Faixa de Gaza. O Hamas está impondo diversas condições para liberar a saída dos palestinos com dupla nacionalidade e isso está prejudicando a saída das pessoas", afirmou o embaixador.

Zonshine também disse na ocasião que os brasileiros na Faixa de Gaza sairiam do enclave palestino nos "próximos dias", mas destacou as dificuldades da logística para a saída de civis em meio a guerra de Israel e o grupo terrorista Hamas. "Existem problemas logísticos. Nem todos os palestinos que querem sair estão no mesmo lugar e prontos para saírem, é preciso ter condições logísticas e militares para que eles possam sair."

Helicóptero Águia ajuda policiais a encontrar e prender suspeito de tentativa de homicídio, veja vídeo

Lesionada, Julia Kudiess desfalcará seleção de vôlei na Olimpíada

Acidente grave mata três pessoas da mesma família na região de Jales

Estado confirma seis mortes por Chikungunya na região de Rio Preto

Ingressos para a quarta solidária do Rodeo Country Bulls já estão à venda

Mais de 3 toneladas de maconha são apreendidas em rodovia de Catanduva

Motorista fica preso em ferragens após bater carro em avenida de Rio Preto

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é achado morto em destroços de helicóptero

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Acidente envolvendo quatro veículos causa duas mortes e deixa jovem em estado grave

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Rio Preto recebe Laboratório de Criação de Cinema do Interior

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados