O Instituto Butantan iniciou o processo de desenvolvimento de uma possível vacina contra a gripe aviária em humanos. No momento, são realizados testes com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que o primeiro lote piloto já está disponível para testes pré-clínicos.
A iniciativa faz parte dos esforços para conter os casos de influenza aviária no Brasil, sobretudo do subtipo H5N1, que vem dizimando criadores de aves e tem uma taxa de letalidade de 50% em humanos. Ao menos 10 casos da doença já foram confirmados no país em menos de um mês, sendo três no Rio de Janeiro e sete no Espírito Santo.
Segundo o Butantan, o objetivo é reunir um estoque de vacinas feitas com três cepas vacinais da influenza aviária: influenza aviária A/Anhui/1/2005 (H5N1); influenza aviária A/Astrakhan/3212/2020 (H5N8); e influenza aviária A/duck/Vietnam/NCVD-1584/2012 (H5N1). A variedade é importante para prevenir futuras pandemias.
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A infecção humana pode ocorrer apenas por meio de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas), excluindo a possibilidade de infecção por consumo de carne de aves e de ovos.
Os primeiros casos notificados em humanos na América Latina foram o de um homem de 56 anos no Chile e de uma criança de nove anos no Equador. Um pai e uma filha de 11 anos de Camboja também foram infectados pela doença. A criança não resistiu. Outros três casos foram identificados na China, sendo que um resultou em óbito.
(SBT News)
Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto
Taxista é assaltado em Rio Preto
Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto
Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores
Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto
Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto
Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Compartilhe