05/12/2023 • 12:25:02

CAE do Senado começa a analisar nomes ao Cade, mas sabatina fica para próxima semana

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), informou na manhã desta terça-feira, 5, que a sabatina e votação dos quatro nomes indicados para compor o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) só devem acontecer na próxima semana. Nesta terça, segundo ele, só serão feitas as leituras dos relatórios das indicações.

Ao falar sobre a programação, Cardoso disse ainda ter "certeza" que os nomes serão aprovados pela Casa, mas chamou a atenção do governo pela demora em enviar os escolhidos ao Senado, o que obrigou o Cade a paralisar sessões por falta de quórum.

"Hoje faremos a leitura de todos os relatórios dos indicados ao Cade, reconhecendo a demora que houve do governo em mandar ao Senado. Isso está causando transtornos no Cade, em processos e matérias atrasadas. Para adiantar resolvemos fazer a leitura dos indicados, e na próxima semana acontecer a sabatina de todos. E tenho certeza que com presidente Pacheco, em esforço concentrado, iremos com certeza aprovar a indicação dos senhores", disse o presidente da CAE.

Devido a ausência de alguns dos titulares da comissão, que estão fora do Brasil para viajar a COP28, a sessão já havia sido convocada para acontecer de forma semipresencial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou para a aprovação do Senado os nomes da economista Camila Cabral, do atual superintendente-adjunto do órgão, Diogo Thomson, do advogado Carlos Jacques, consultor legislativo do Senado, e de José Levi, ex-advogado-Geral da União no governo de Jair Bolsonaro e hoje secretário-geral da Presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com exceção do ex-AGU, os três outros nomes já eram cotados para integrar o conselho há meses, mas só foram formalmente indicados por Lula no último dia 21, quando o Cade já estava sem número suficiente de conselheiros para realizar novos julgamentos. Atualmente, o órgão só conta com três das sete vagas efetivadas, pelo presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, e mais dois conselheiros, Gustavo Augusto e Victor Fernandes.

Se aprovados os nomes indicados por Lula, os escolhidos serão maioria na nova composição do tribunal. Além de fusões e aquisições, o conselho precisará se debruçar sobre casos importantes para a gestão petista, como a revisão dos acordos de desinvestimento nas áreas de gás e refino da Petrobras, e investigações de cartel levantadas durante a operação Lava Jato, como o processo do PAC Favelas.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados