03/07/2024 • 15:01:35

Câmara aprova projeto para agressores sexuais pagarem indenização às vítimas

ESTADÃO CONTEÚDO



Em plenário da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 2, a Casa aprovou o projeto de lei (PL) que determina que agressores sexuais paguem às vítimas indenização pelo delito contra elas. O texto seguirá para o Senado Federal avaliar e, caso aprovado, irá à presidência.

O estatuo define como crime contra a liberdade sexual os atos de estupro, importunação e assédio sexual, além da violação sexual por meio de fraude. A quantia indenizatória será independente da condenação no âmbito penal e será definida pelo juiz, que irá avaliar o caso e determinar o valor de acordo com a gravidade do ocorrido, as circunstâncias, o dano à vítima e a capacidade econômica do condenado.

O pedido de indenização poderá ser formulado pela vítima e não será necessário apresentar novas provas, o processo seguirá o que for apresentado na esfera penal.

O conteúdo aprovado é substitutivo da relatora, a deputada Professora Goreth (PDT-AP). O autor da proposta original é o deputado Josenildo (PDT-AP).

"Essa iniciativa visa atender a uma necessidade incontestável de proporcionar um mínimo e justa reparação às vítimas desses delitos que infligem gravíssimos danos físicos, psicológicos e sociais às vítimas, deixando um impacto profundo e duradouro em suas vidas", diz Josenildo em sua justificativa. Para ele, a ausência de uma diretriz como essa deixa uma lacuna no sistema legal.

Junto à Comissão, a relatora apresentou parecer favorável. Ela diz que a iniciativa "é digna de aplauso, devendo ser aprovada, visto que se preocupa com a vítima".
 

Excesso de peso pode atingir 68% dos brasileiros em 2030

Vereador de Sandovalina é assassinado em suposto 'acerto de contas'

Rodolfo Pardini apresenta o Primeiro Impacto Interior

Em 2007, Messi fez ensaio com o bebê Lamine Yamal

Pitty agradece fãs por mensagens de carinho

Mingau passa por nova cirurgia na crânio, meses depois de levar um tiro

Viviane Araújo fala pela primeira vez após negar gravar documentário de Belo

Brasileira interpreta assassina real em série americana

Janja assiste apresentação de Fernanda Montenegro em São Paulo e pede autógrafo da atriz

Veículo com carga radioativa é alvo de roubo em São Paulo

Quem é Amanda Kimberlly, mãe de suposta filha de Neymar

Feriado leva 5 milhões de veículos às rodovias paulistas; veja melhores horários para viajar

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados