25/05/2024 • 09:59:04

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa segunda-feira (27)

DA REDAÇÃO


 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), promove a partir desta segunda-feira (27/5)) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil).

A ação, que acontece até 14 de junho, visa ampliar a cobertura vacinal, por isso, é primordial a participação de todas as crianças menores de cinco anos de idade. Para a imunização, os pais devem levá-las a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Para Ligia Nerger, diretora de Imunização da SES, a estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no Brasil desde 1994.

“A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, afirma.

A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Em 2022,  a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13%. Já em 2023, ficou em 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como:

Febre
Mal-estar
Dor de cabeça
Dor de garganta e no corpo
⁠Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
Constipação (prisão de ventre)
Espasmos
Rigidez na nuca
Meningite

Tem alguma dúvida sobre a vacinação?

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/

 

Diretora é afastada após denúncia de agressão em Votuporanga

Pode faltar água em Araçatuba: Ribeirão Baguaçu entra em nível crítico para abastecimento

Polícia Federal cumpre mandados em Votuporanga para combater venda de cédulas falsificadas na internet

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,47 milhão

Projeto de poesia no Centro de Ressocialização Feminino de Rio Preto vira livro

Nível do Ribeirão Baguaçu atinge estado crítico e GS Inima Samar lança novo alerta sobre abastecimento

Alunos da rede estadual de SP podem se inscrever para concurso de redação até 4 de outubro

Governo de SP testa produto que combate incêndios florestais cinco vezes mais rápido que água

Homem é flagrado maltratando cachorro até a morte em Nova Castilho

Homem é multado em R$ 15 mil por promover rinha de galos em Emilianópolis

Casal de idosos é resgatado de incêndio em Araçatuba; veja vídeo

Incêndio destrói mais de 350 veículos em pátio de Penápolis

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados