A Prefeitura de Rio Preto, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançou a campanha “Olhar Solidário”, que visa oferecer óculos de grau gratuitos para crianças do ensino fundamental matriculadas em escolas públicas municipais. A ação conta com o apoio das secretarias de Educação, Saúde, Cultura e da Rede Mercadão dos Óculos, que doará as armações e lentes.
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças, como destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Josiane Cândido: “Quem enxerga bem tem possibilidade de aprender melhor, ler e entender com mais precisão. Com isso, esperamos que o desempenho escolar e a qualidade de vida melhorem significativamente”.
A campanha atenderá crianças de até 14 anos, de famílias de baixa renda, com necessidade comprovada de uso de óculos. Triagens já realizadas pelas equipes das secretarias de Saúde e Educação identificaram cerca de 1.300 estudantes com possíveis dificuldades visuais. Esse número será ajustado após a confirmação dos diagnósticos em consultas oftalmológicas, que começarão no dia 3 de fevereiro.
O primeiro mutirão de entrega de óculos está previsto para março, beneficiando cerca de 150 crianças. Após essa etapa inicial, consultas e entregas ocorrerão regularmente ao longo do ano.
Cesar Lucchesi, diretor do Mercadão dos Óculos, ressaltou a importância da iniciativa: “Quase um quarto da evasão escolar ocorre devido a problemas de visão. Essa parceria combate diretamente essa questão, cuidando da saúde visual das crianças”.
As famílias interessadas em participar da campanha devem procurar a escola onde a criança está matriculada para obter mais informações.
Motorista embriagada anda na contramão, atinge moto e cai em córrego, em Araçatuba (SP)
Motociclista morre em batida na BR-153, em Rio Preto (SP)
Homem é preso com 65kg de crack, em Martinópolis (SP)
Pesquisa mostra que 60% dos estudantes brasileiros têm pavor de falar em público
Congresso do Velho Oeste Paulista reúne especialistas para discutir os avanços na saúde do idoso
Homens são multados em Presidente Prudente (SP) por manter pássaros em cativeiros
Polícia prende dois suspeitos de matar pedreiro a pancadas em Teodoro Sampaio
Começou a funcionar hoje em São José do Rio Preto (SP) mais um centro de hidratação para pacientes com dengue
Polícia de Rio Preto esclarece caso de “roubo de maconha gourmet”
Jales (SP) recebe o maior circuito de mountain bike do Brasil
Estudante sofre trote violento no primeiro dia de aula em São José do Rio Preto (SP)
Declaração de capitais brasileiros no exterior: prazo para 2024 começa em Fevereiro
Compartilhe