O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu que a reforma tributária a ser votada no Congresso "certamente" será diferente da ideia original do governo. A Câmara deve analisar a partir da semana que vem o relatório do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), construído em conjunto com o governo.
Ao comentar os trabalhos em torno da reforma tributária, Lula elogiou a coordenação "com maestria" do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e dos articuladores políticos do governo.
"Certamente não passará a Medida Provisória na integralidade daquilo que o governo queria, mas certamente passará Medida que vai dotar o Estado de maior proteção contra a sonegação, de maior capacidade de arrecadação, porque mais gente vai contribuir, e também capacidade de redução da quantidade de impostos", afirmou o presidente em entrevista à Rádio Gaúcha.
Apesar de Lula ter falado em Medida Provisória, a reforma tributária vai tramitar no Congresso na forma de um substitutivo a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), justamente o texto de Aguinaldo Ribeiro.
"A gente não quer punir a produção, quer efetivamente que a gente possa cobrar isso no consumo. Acho que vai ser muito importante para o Brasil", disse o presidente sobre a mudança no sistema de cobrança de impostos do País. "Vai ser a primeira reforma tributária votada no regime democrático. A última reforma tributária nossa foi depois da Revolução de 64", acrescentou.
"Revolução de 64" é um termo criticado por historiadores para se referir ao golpe militar de 1964 e normalmente é utilizado por defensores do regime, apesar de Lula ser um crítico histórico da ditadura militar brasileira.
Na entrevista, Lula ainda minimizou os ruídos na relação entre o Palácio do Planalto e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). "O presidente precisa mais do Congresso do que o Congresso dele. A discussão é a mais tranquila possível", garantiu.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe