05/12/2024 • 15:07:00

Charlotte Dujardin é suspensa por um ano por maus-tratos a cavalo

ESTADÃO CONTEÚDO



A tricampeã olímpica de hipismo Charlotte Dujardin foi suspensa de todas as competições por um ano por chicotear um cavalo. A punição à atleta britânica foi anunciada nesta quinta-feira. As imagens, que causaram grande repercussão no mundo esportivo, levaram Charlotte a desistir de disputar a Olimpíada de Paris-2024.

Dujardin havia sido suspensa provisoriamente pela Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI) em 23 de julho, quando o órgão regulador do hipismo iniciou uma investigação sobre um vídeo gravado há quatro anos. Nas imagens, ela aparece chicoteando repetidamente um cavalo durante o treinamento de outro cavaleiro.

Embora o vídeo tenha sido gravado anos atrás, ele viralizou apenas neste ano, resultando em uma denúncia apresentada pelo advogado holandês Stephan Wensing em nome de um cliente não identificado. A denúncia levou à aplicação inicial de uma suspensão provisória de seis meses, que foi estendida nesta quinta-feira para um ano. Assim, a atleta só poderá voltar a competir em julho de 2025.

A FEI justificou a decisão alegando que Dujardin se envolveu em "conduta contrária aos princípios do bem-estar do cavalo". Além da suspensão, foi aplicada uma multa de 10.000 francos suíços, o equivalente a cerca de R$ 68 mil.

Dujardin, de 39 anos, possui um histórico vitorioso no esporte. Conquistou medalhas de ouro na Olimpíada de Londres-2012, tanto no adestramento individual quanto por equipes. Nos Jogos do Rio-2016, repetiu o ouro no individual e levou a prata por equipes. Em Tóquio-2021, ganhou o bronze tanto no individual quanto por equipes, consolidando-se como uma das maiores atletas do hipismo mundial.

Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto

Taxista é assaltado em Rio Preto

Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto

Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados