A tricampeã olímpica de hipismo Charlotte Dujardin foi suspensa de todas as competições por um ano por chicotear um cavalo. A punição à atleta britânica foi anunciada nesta quinta-feira. As imagens, que causaram grande repercussão no mundo esportivo, levaram Charlotte a desistir de disputar a Olimpíada de Paris-2024.
Dujardin havia sido suspensa provisoriamente pela Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI) em 23 de julho, quando o órgão regulador do hipismo iniciou uma investigação sobre um vídeo gravado há quatro anos. Nas imagens, ela aparece chicoteando repetidamente um cavalo durante o treinamento de outro cavaleiro.
Embora o vídeo tenha sido gravado anos atrás, ele viralizou apenas neste ano, resultando em uma denúncia apresentada pelo advogado holandês Stephan Wensing em nome de um cliente não identificado. A denúncia levou à aplicação inicial de uma suspensão provisória de seis meses, que foi estendida nesta quinta-feira para um ano. Assim, a atleta só poderá voltar a competir em julho de 2025.
A FEI justificou a decisão alegando que Dujardin se envolveu em "conduta contrária aos princípios do bem-estar do cavalo". Além da suspensão, foi aplicada uma multa de 10.000 francos suíços, o equivalente a cerca de R$ 68 mil.
Dujardin, de 39 anos, possui um histórico vitorioso no esporte. Conquistou medalhas de ouro na Olimpíada de Londres-2012, tanto no adestramento individual quanto por equipes. Nos Jogos do Rio-2016, repetiu o ouro no individual e levou a prata por equipes. Em Tóquio-2021, ganhou o bronze tanto no individual quanto por equipes, consolidando-se como uma das maiores atletas do hipismo mundial.
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe