Raros filhotes do Sagui-da-serra-escuro, conhecido popularmente como sagui-caveirinha, espécie de primata da família Callitrichida ameaçada de extinção, nasceram no Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (CECFAU), de Araçoiaba da Serra, na região metropolitana de Sorocaba. Os mais novos integrantes da unidade nasceram no final de março e são facilmente identificados por apresentar a face branca, que lembra um pequeno crânio, em contraste com o pelo e o corpo todo preto.
O nascimento foi especial e diferente dos anteriores, já que a primata gestante precisou ser submetida a uma cesárea, além de ser a primeira vez que os filhotes do casal de saguis que vivem no núcleo nasceram vivos. Nas tentativas anteriores, a fêmea teve dificuldade e os bebês não sobreviveram.
Com um habitat restrito à Mata Atlântica da região Sudeste, principalmente em áreas florestadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os saguis vivem em grupos, em média, de dois a 11 indivíduos. Por seu alto consumo de frutos, a espécie tem um papel fundamental na dispersão de sementes nas áreas onde vive.
Espécie endêmica da Mata Atlântica, a perda da cobertura original e a fragmentação do habitat natural estão entre as principais ameaças aos sagui-da-serra-escuro. Outra ameaça relevante é a competição por recursos e o risco de hibridização (mistura entre as diferentes espécies), podendo resultar no apagamento genético. O cenário atual colocou o sagui-da-serra-escuro como “em perigo de extinção” (EN) na última atualização da Lista Oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente (2022).
“O nascimento desses últimos filhotes é muito importante para a manutenção da espécie sob cuidados humanos, pois eles irão contribuir com a diversidade genética da espécie e com uma população “reserva”, cujo número de indivíduos ainda precisa aumentar.
Estes filhotes são o resultado dos esforços do Núcleo de Conservação de Fauna Silvestre do estado de São Paulo, que tem como objetivo reproduzir espécies nativas ameaçadas de extinção para contribuir com ações de conservação”, afirma Giannina Piatto Clerici, assessora técnica do CECFAU.
Sobre o Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre
O Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (CECFAU), localizado em Araçoiaba da Serra, conta com uma área de 80 mil m², onde desenvolve pesquisas e realiza o manejo de fauna silvestre ameaçada de extinção. Atualmente, o CECFAU direciona suas atividades para as seguintes espécies: sagui-da-serra-escuro, mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e a perereca-pintada-do-rio-pomba (Nyctimantis pomba).
Inaugurado em 2015, o CECFAU busca avançar e se consolidar nas atividades de conservação de espécies ameaçadas, realizando investimentos em programas integrados e pesquisas aplicadas.
A maior perspectiva é seguir contribuindo no combate à extinção das espécies da fauna brasileira. O grupo compõe o Centro de Conservação Integrada da Fauna Silvestre da Coordenadoria de Fauna Silvestre (CFS) da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL).
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Compartilhe