Cientistas da Suíça descobriram que uma ponta de flecha da Idade do Bronze encontrada durante escavações no século 19 é feita de ferro originado de um meteorito. O objeto, datado em 3 mil anos, havia sido encontrado no Lago Biel, na Suíça, e estava no Museu de História de Berna desde 2021. Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros.
A revelação foi publicada em um estudo no Journal of Archaeological Science, no final de julho. Para examinar a ponta da flecha, que tem 39 milímetros de comprimento e pesa 2,9 gramas, a equipe de pesquisadores utilizou uma combinação de métodos estendidos sem danificar o artefato histórico, como microscopia de luz, tomografia, fluorescência de raio-X e espectrometria gama.
"Com a espectrometria gama, podemos criar uma impressão digital radioativa de qualquer amostra e também encontrar isótopos de vida relativamente curta", explicou o físico Marc Schumann, em comunicado da Universidade de Freiburg. "Alguns desses isótopos são produzidos apenas no espaço." Isso inclui o que é conhecido como alumínio-26, que Schumann e sua equipe conseguiram encontrar na ponta da flecha. "Conseguimos assim fornecer uma prova inequívoca de que o material é um meteorito que foi exposto à radiação cósmica no espaço por um longo tempo."
O local fica a apenas alguns quilômetros de distância do campo de meteoritos Twannberg. Entretanto, uma das surpresas do estudo foi de que o pedaço de meteorito de ferro não era do campo próximo. Com cerca de 8,3% de níquel, o teor desse elemento na ponta da flecha é quase duas vezes maior que no meteorito Twannberg. Um alto teor de germânio também mostra que é muito provável que seja um meteorito do tipo IAB.
De acordo com o estudo, existem apenas alguns grandes meteoritos de ferro IAB conhecidos na Europa. A origem mais provável é o meteorito Kaalijarv, descoberto na Estônia. Estimativas apontam que a sua formação foi por volta de 1500 AC, durante a Idade do Bronze. Análises posteriores em coleções arqueológicas europeias podem fornecer pistas sobre se a trilha entre a ponta da flecha do Lago Biel à Estônia.
Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros - apenas 55 desses objetos são conhecidos em toda a Eurásia e na África, e estes vêm de 22 locais. De 1º de fevereiro de 2024 a 21 de abril de 2025, a ponta da flecha estará em exibição como parte da exposição especial "E então veio o bronze!" no Bernisches Historisches Museum.
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Compartilhe