Cientistas da Suíça descobriram que uma ponta de flecha da Idade do Bronze encontrada durante escavações no século 19 é feita de ferro originado de um meteorito. O objeto, datado em 3 mil anos, havia sido encontrado no Lago Biel, na Suíça, e estava no Museu de História de Berna desde 2021. Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros.
A revelação foi publicada em um estudo no Journal of Archaeological Science, no final de julho. Para examinar a ponta da flecha, que tem 39 milímetros de comprimento e pesa 2,9 gramas, a equipe de pesquisadores utilizou uma combinação de métodos estendidos sem danificar o artefato histórico, como microscopia de luz, tomografia, fluorescência de raio-X e espectrometria gama.
"Com a espectrometria gama, podemos criar uma impressão digital radioativa de qualquer amostra e também encontrar isótopos de vida relativamente curta", explicou o físico Marc Schumann, em comunicado da Universidade de Freiburg. "Alguns desses isótopos são produzidos apenas no espaço." Isso inclui o que é conhecido como alumínio-26, que Schumann e sua equipe conseguiram encontrar na ponta da flecha. "Conseguimos assim fornecer uma prova inequívoca de que o material é um meteorito que foi exposto à radiação cósmica no espaço por um longo tempo."
O local fica a apenas alguns quilômetros de distância do campo de meteoritos Twannberg. Entretanto, uma das surpresas do estudo foi de que o pedaço de meteorito de ferro não era do campo próximo. Com cerca de 8,3% de níquel, o teor desse elemento na ponta da flecha é quase duas vezes maior que no meteorito Twannberg. Um alto teor de germânio também mostra que é muito provável que seja um meteorito do tipo IAB.
De acordo com o estudo, existem apenas alguns grandes meteoritos de ferro IAB conhecidos na Europa. A origem mais provável é o meteorito Kaalijarv, descoberto na Estônia. Estimativas apontam que a sua formação foi por volta de 1500 AC, durante a Idade do Bronze. Análises posteriores em coleções arqueológicas europeias podem fornecer pistas sobre se a trilha entre a ponta da flecha do Lago Biel à Estônia.
Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros - apenas 55 desses objetos são conhecidos em toda a Eurásia e na África, e estes vêm de 22 locais. De 1º de fevereiro de 2024 a 21 de abril de 2025, a ponta da flecha estará em exibição como parte da exposição especial "E então veio o bronze!" no Bernisches Historisches Museum.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe