O espetáculo “Kamikaze”, da Companhia Hecatombe em parceria com o grupo Clowns de Shakespeare (Natal–RN), será apresentado nesta quinta-feira (22/5), às 20h, no Teatro Castro Alves, em Araçatuba, de forma gratuita. Sob direção de Fernando Yamamoto, Kaneko mistura realidade e ficção ao narrar a saga em busca de uma foto perdida de seu bisavô, imigrante japonês, e, em interação com o público, em clima de uma conversa íntima, colhe memórias das pessoas presentes. A apresentação é uma iniciativa do Sesc Birigui, que traz a montagem a Araçatuba após sua estreia no ano passado e uma breve circulação pelo Brasil.
Segundo o artista, “o disparador principal dos temas que circundam a obra é a memória, os fragmentos de memória que formam a nossa identidade e, no meu caso específico, um reconhecimento dessa identidade amarela e as contradições implicadas nessa questão”. Ao mesmo tempo em que busca trazer um panorama histórico da figura polêmica de um kamikaze (pilotos de aviões japoneses carregados de explosivos cuja missão era realizar ataques suicidas nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial), o artista propõe-se a compartilhar a própria experiência em direção à racialização amarela, à qual considera um voo rasante, definitivo, à própria consciência - ainda que tardia - dos preconceitos contra pessoas amarelas.
A obra também representa um mergulho em sua porção ator. “Só mesmo eu poderia falar sobre os impactos que ir à fundo nas minhas memórias pessoais têm causado. O fato de minha avó estar vivenciando a perda gradativa da memória e a minha relação com as histórias contadas por ela são fortes pilares da obra”, reflete.
Fernando Yamamoto, diretor do espetáculo, conta como foi o encontro com Homero Kaneko. “Acho a minha história com o Homero particularmente bonita, porque quem media nosso encontro é um festival de teatro muito importante pra nós dois, que é o FIT Rio Preto. Estivemos juntos na curadoria do FIT 2023, e nesse encontro fiquei sabendo da história do bisavô do Homero e do desejo de estar junto a esse trabalho foi imediato. À medida que fomos nos aproximando, também descobrimos uma identificação muito forte no momento de vida que estamos passando em relação à descoberta da nossa identidade amarela, que também é um tema central no trabalho”, pontua Yamamoto.
Os ingressos estão disponíveis para retirada de forma gratuita, no App Credencial Sesc e nas bilheterias de todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. Em 2025, a Companhia Hecatombe completou 20 anos e em breve estreia seu novo espetáculo ØDISSE.IA.
SERVIÇO
Espetáculo Kamikaze
Com Companhia Hecatombe (SP) e Grupo Clowns de Shakespeare (RN)
Dia 22/5 - Quinta, 20h
Teatro Municipal Castro Alves em Araçatuba.
Grátis
Ingressos no Portal e Aplicativo Sesc SP ou por este link: https://www.sescsp.org.br/programacao/kamikaze-2/
Livre para todas as idades
Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Governo defende novas regras para cursos EAD e restringe formação 100% online em áreas da saúde e direito
Três PMs e um ex-policial são presos em operação da Corregedoria em Rio Preto
Dois homens morrem em troca de tiros com a Rota durante operação contra o tráfico em Rio Preto
Shopping de Araçatuba celebra Dia do Orgulho Nerd com encontro de cosplay
Catanduva Rodeio Show troca ingresso por doação de sangue em campanha solidária
Bebê de cinco dias sofre fratura no crânio ao cair de incubadora na Santa Casa de Araçatuba
PF faz operação contra organização criminosa que usava caminhões frigoríficos para tráfico de drogas
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Compartilhe