O avanço no índice que mede a situação atual da indústria, de 2,4 pontos, para 93,3 pontos, puxou em novembro a primeira alta mensal da confiança do setor após quatro quedas consecutivas, informou a Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira, 27. A confiança da indústria subiu 1,9 ponto no mês ante outubro, para 92,7 pontos.
Nas aberturas, o recuo do índice que mede a avaliação dos estoques foi um dos principais movimentos. Quando acima de 100 pontos, ele indica operação com estoques excessivos ou acima do desejável. Em novembro, o índice caiu 5,2 pontos, para 107,1 pontos. Houve melhora também na demanda, com avanço de 1,6 ponto, para 93,5 pontos, e a situação atual dos negócios ficou estável em 94 pontos.
"O resultado reflete uma percepção de melhora da situação atual, influenciada pela melhora gradual da demanda e pelo movimento de escoamento de estoques que, apesar disso, permanecem distantes de uma situação de normalidade", afirma o economista do Ibre/FGV, Stéfano Pacini, em nota. Ele pondera que ainda é cedo para avaliar se a alta de novembro será o início de uma nova tendência ou uma acomodação após uma sequência de quedas.
Pacini acrescenta que, no plano macroeconômico, as taxas de juros e o endividamento começaram a ceder, mas seguem em níveis elevados, portanto ainda é difícil atribuir a esses movimentos algum impacto na percepção de demanda pelas empresas.
O Índice de Expectativas também subiu em novembro, 1,3 ponto, para 92,1 pontos, a primeira alta desde junho. Houve avanço em todos os indicadores na abertura: ímpeto de contratações subiu 2,5 pontos, para 96,8 pontos; a perspectiva para produção nos três meses seguintes subiu 0,8 ponto, para 90,9 pontos; e a tendência dos negócios nos seis meses seguintes subiu 0,4 ponto, para 89,0 pontos. Apesar da melhora, todos os componentes de expectativas seguem abaixo de 100 pontos.
A sondagem coletou informações de 1,089 mil empresas entre os dias 1º e 24 do mês.
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Compartilhe