A Operação Contragolpe, que prendeu quatro militares e um policial federal na manhã desta terça-feira (19), revelou os codinomes utilizados no plano golpista, chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato de lideranças políticas e judiciais em dezembro de 2022.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) eram identificados pelos conspiradores como "Jeca" e "Joca", respectivamente. Um terceiro codinome, "Juca", também foi citado no grupo, e os investigadores acreditam que ele se refere ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, então senador eleito e futuro ministro da Justiça. Dino era descrito como "eminência parda do 01 e das lideranças do futuro governo". Já o ministro Alexandre de Moraes foi chamado de "Professora" pelos golpistas.
Para manter a discrição, os investigados usavam codinomes baseados em países que participaram da Copa do Mundo de 2022, como Alemanha, Áustria, Brasil, Argentina, Japão e Gana. Em mensagens trocadas no aplicativo Signal, esses nomes foram usados para detalhar o plano que incluía o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes no dia 15 de dezembro de 2022, três dias após a diplomação do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os presos estão Mário Fernandes, general reformado do Exército, e os "kids pretos" Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, militares especializados em Operações Especiais, além do policial federal Wladimir Matos Soares.
AÇÃO DA PF E KIDS PRETOS
Os "kids pretos" são militares treinados em Operações Especiais, com especializações em guerra não convencional e contraterrorismo. Eles atuam sob sigilo, com autorização direta do Comando do Exército.
Cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares foram cumpridos em estados como Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal, com apoio do Exército Brasileiro. As medidas incluem a proibição de contato entre os envolvidos, entrega de passaportes e afastamento de funções públicas.
A operação desarticulou o grupo responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse de Lula e restringir o livre exercício do Poder Judiciário. As investigações continuam.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe