A Operação Contragolpe, que prendeu quatro militares e um policial federal na manhã desta terça-feira (19), revelou os codinomes utilizados no plano golpista, chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato de lideranças políticas e judiciais em dezembro de 2022.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) eram identificados pelos conspiradores como "Jeca" e "Joca", respectivamente. Um terceiro codinome, "Juca", também foi citado no grupo, e os investigadores acreditam que ele se refere ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, então senador eleito e futuro ministro da Justiça. Dino era descrito como "eminência parda do 01 e das lideranças do futuro governo". Já o ministro Alexandre de Moraes foi chamado de "Professora" pelos golpistas.
Para manter a discrição, os investigados usavam codinomes baseados em países que participaram da Copa do Mundo de 2022, como Alemanha, Áustria, Brasil, Argentina, Japão e Gana. Em mensagens trocadas no aplicativo Signal, esses nomes foram usados para detalhar o plano que incluía o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes no dia 15 de dezembro de 2022, três dias após a diplomação do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os presos estão Mário Fernandes, general reformado do Exército, e os "kids pretos" Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, militares especializados em Operações Especiais, além do policial federal Wladimir Matos Soares.
AÇÃO DA PF E KIDS PRETOS
Os "kids pretos" são militares treinados em Operações Especiais, com especializações em guerra não convencional e contraterrorismo. Eles atuam sob sigilo, com autorização direta do Comando do Exército.
Cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares foram cumpridos em estados como Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal, com apoio do Exército Brasileiro. As medidas incluem a proibição de contato entre os envolvidos, entrega de passaportes e afastamento de funções públicas.
A operação desarticulou o grupo responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse de Lula e restringir o livre exercício do Poder Judiciário. As investigações continuam.
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe