O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) analisa, nesta terça-feira (17), a proposta apresentada pelo Brasil, que ocupa a presidência do grupo em outubro, sobre o conflito armado entre Israel e o grupo palestino Hamas. Além de condenar o Hamas pelos ataques terroristas em Israel, o texto pede um cessar-fogo humanitário e a libertação imediata de reféns.
A votação acontece um dia após o Conselho rejeitar o texto russo, que recebeu cinco votos a favor, quatro contrários e seis abstenções. Para que uma resolução seja aprovada, é preciso ter pelo menos nove votos favoráveis, bem como não receber voto contrário de membros permanentes do colegiado (Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos).
Essa será a terceira tentativa de acordo desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. Na última 6ª feira (13.out), a reunião para discutir a temas como a abertura de corredores humanitários na Faixa de Gaza, um cessar-fogo e a liberação de reféns israelenses acabou sem acordo.
Caso não entrem em um consenso, espera-se que a diplomacia brasileira coloque em votação uma resolução determinando a abertura de um corredor humanitário em Gaza. O trajeto serviria para retirar estrangeiros, mulheres, idosos e crianças da região, além de servir de passagem segura para suprimentos básicos, como água, combustível e medicamentos.
O conflito entre Israel e Hamas está entrando no décimo primeiro dia e já acumula mais de 3 mil mortos e mais de 10 mil feridos. A maioria das vítimas é procedente da Faixa de Gaza -- onde o grupo palestino é dominante --, que virou o principal alvo das tropas israeleneses. A criação de um corredor humanitário atende apelos de organizações internacionais.
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos
GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha
Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente
Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista
Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo
Compartilhe