Essa decisão foi possível graças à melhora nas condições climáticas, com previsão de chuvas nas próximas semanas, permitindo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reclassificasse a bandeira tarifária para amarela. Em outubro, vigorava a bandeira vermelha patamar 2, a mais custosa, refletindo a baixa nos reservatórios hidrelétricos. Com a reclassificação, a expectativa é de um impacto positivo nas finanças familiares e na inflação, já que a energia elétrica foi um dos principais fatores de aumento no Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) em outubro.
Além da ajuda climática, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem intensificado a geração de energia renovável, especialmente no Nordeste, com a ativação de novas linhas de transmissão. Esse reforço na oferta de energia limpa e barata é mais um fator que contribui para a moderação dos preços e para uma expectativa de estabilidade no setor.
Mesmo com a redução, a Aneel continuará monitorando os níveis de chuvas e a situação dos reservatórios. Ainda não há condições para acionar a bandeira verde, sem cobrança adicional, uma vez que o Brasil segue com previsões abaixo da média histórica de chuvas. Dessa forma, a tarifa extra é mantida para cobrir os custos com geração termelétrica, essencial para a segurança do abastecimento.
AUMENTO NO CONSUMO
O consumo de energia também aumentou no Brasil, subindo 2,8% em setembro em comparação ao mesmo mês de 2023, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse crescimento no uso da energia coincide com a aplicação da bandeira vermelha nos últimos meses, reforçando a importância das recentes reduções tarifárias para aliviar o orçamento das famílias e dos setores produtivos do país.
Governo de SP promove semana de mobilização contra a dengue
Chuva forte causa estragos em Araçatuba, com árvores caídas e carros arrastados; veja vídeo
Três homens são presos por cárcere privado, lesão corporal e porte de arma em Ilha Solteira
Homem é assassinado a tiros no dia do aniversário em Presidente Prudente
Sinais silenciosos da menopausa: como reconhecer e enfrentar essa fase natural da vida da mulher
Estado de SP reforça a importância da vacinação contra o sarampo
Inscrições para concurso público em Presidente Prudente vão até 13 de novembro
Homem é preso em flagrante por agredir a avó de 70 anos em Mirandópolis
Agnaldo Rayol morre em São Paulo aos 86 anos
Acidente na rodovia Armando de Salles Oliveira deixa um morto e sete feridos
PM encontra três toneladas de maconha escondidas em caixotes de frutas em Olímpia
Homem é preso por tráfico de drogas após abordagem em Votuporanga
Compartilhe