Essa decisão foi possível graças à melhora nas condições climáticas, com previsão de chuvas nas próximas semanas, permitindo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reclassificasse a bandeira tarifária para amarela. Em outubro, vigorava a bandeira vermelha patamar 2, a mais custosa, refletindo a baixa nos reservatórios hidrelétricos. Com a reclassificação, a expectativa é de um impacto positivo nas finanças familiares e na inflação, já que a energia elétrica foi um dos principais fatores de aumento no Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) em outubro.
Além da ajuda climática, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem intensificado a geração de energia renovável, especialmente no Nordeste, com a ativação de novas linhas de transmissão. Esse reforço na oferta de energia limpa e barata é mais um fator que contribui para a moderação dos preços e para uma expectativa de estabilidade no setor.
Mesmo com a redução, a Aneel continuará monitorando os níveis de chuvas e a situação dos reservatórios. Ainda não há condições para acionar a bandeira verde, sem cobrança adicional, uma vez que o Brasil segue com previsões abaixo da média histórica de chuvas. Dessa forma, a tarifa extra é mantida para cobrir os custos com geração termelétrica, essencial para a segurança do abastecimento.
AUMENTO NO CONSUMO
O consumo de energia também aumentou no Brasil, subindo 2,8% em setembro em comparação ao mesmo mês de 2023, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse crescimento no uso da energia coincide com a aplicação da bandeira vermelha nos últimos meses, reforçando a importância das recentes reduções tarifárias para aliviar o orçamento das famílias e dos setores produtivos do país.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe