A Prefeitura Jales vai iniciar na próxima semana mais uma importante ação visando o combate à dengue. Será realizada a nebulização ultra baixo volume a frio com equipamento acoplado a uma caminhonete da Defesa Civil de Jales.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se da aplicação de inseticida para controle do mosquito Aedes aegypti com máquina acoplada em um veículo. “Basicamente esse trabalho se difere do popular ‘fumacê’ devido ao tipo de inseticida utilizado”, ressaltou a Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária, Vanessa Luzia Silva Tonholi.
A caminhonete da Defesa Civil e a equipe de Controle de Dengue da Prefeitura iniciarão o trabalho pelos bairros que já receberam a visita de agentes para fazer a eliminação de criadouros do mosquito. A ação é uma das formas mais eficazes de combater mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya na fase adulta.
Os primeiros bairros a receberem a nebulização nos dias 19, 20 e 21 de março serão: Jardim Pêgolo (entre a Rua Cinturão Verde e rua 1), Vila São José (entre a Rua São Paulo e Av. Maria Jalles), Rua 2 à Rua 24 (até linha férrea), Rua 1 até a Travessa Ary Barroso e Rua 1 até a Rua 21 (próximo ao Comboio).
“A recomendação é para que as pessoas deixem as casas abertas para que o inseticida alcance todos os ambientes internos. Também tampem alimentos e recipientes com água e comida dos animais e guardem os seus utensílios de cozinha”, informa Vanessa O inseticida é aplicado a frio, sem queimar óleo mineral, por isso não há formação de fumaça.
Vanessa ressaltou ainda que o veículo percorre por dia de trabalho entre 100 a 120 quarteirões, dos quais precisam já ter recebido a vistoria dos agentes para eliminação de criadouros. A porcentagem de imóveis fechados não deve ser superior a 20%. O prazo máximo para aplicação do inseticida é de 7 dias após realizadas as vistorias. Esses critérios nos ajudaram a definir os primeiros bairros a receberem a nebulização veicular”, frisou.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que que já está se organizando para vistorias e aplicação de inseticida com o veículo da Defesa Civil nos Bairros Monte Libano, Jacb I e II, Nova Jales I e II e Residencial Alvorada. Nesses bairros a previsão é para que a ação aconteça nos dias 26,27 e 28 de março.
A aplicação é realizada a partir das 18 horas, por 3 dias seguidos na mesma área, respeitando assim a temperatura ambiente que não pode estar elevada.
Além de colaborar com a nebulização, abrindo suas casas, a população deve manter os hábitos conhecidos de prevenção. A principal medida é evitar o acúmulo de água parada. Para isso, é preciso virar garrafas de boca para baixo, guardar pneus em locais cobertos, fazer a manutenção de piscinas e caixas d’água, deixar lonas de proteção esticadas para não ficar com água na superfície e preencher pratinhos de plantas com areia, entre outras atitudes. “Ressaltamos que aplicação de inseticida sempre é uma medida emergencial, mas que não será a solução se os criadouros do mosquito não forem eliminados pela população”, alertou Vanessa Tonholi.
62% não buscam médico no País quando precisam, diz pesquisa
Morre Antonio Cesar Salibe, fundador da Udop, em Araçatuba
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Vacina do HPV está disponível dos 9 aos 19 anos e terá campanha reforçada
Capital registra queda de 13% nas mortes no trânsito em março
São Paulo apresenta primeiro túnel imerso do Brasil entre Santos e Guarujá
Após derrota do Botafogo, telefone de John Textor é vazado e torcedores cobram saída de técnico
Seleção feminina disputa amistosos com o Japão
Rio e Niterói apresentam logomarca da candidatura ao Pan de 2031
Taekwondo paralímpico: Brasil encerra torneio em Taiwan com 4 medalhas
Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil
STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor
Compartilhe