01/08/2023 • 16:20:15

CPI do MST impõe derrota a governo Lula e aprova convocação de Rui Costa

ESTADÃO CONTEÚDO



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aprovou, 14 votos sim e 10 votos não, a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em sessão nesta terça-feira, 1º. O chamamento foi alvo de constante obstrução do governo por mais de um mês, mas a oposição enfim conseguiu emplacar o objeto em pauta.

Como mostrou o Estadão, o ex-governador da Bahia tem histórico conflituoso do com o movimento e pode municiar a oposição. A Bahia é palco de diversas invasões do MST e Rui não esconde, nem de correligionários do PT ou de aliados do Planalto, sua falta de simpatia pelo grupo.

A justificativa para a convocação de Rui segundo o relator e autor do requerimento, deputado Ricardo Salles (PL-SP), é a mesma do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Marco Edson Gonçalves Dias, que será ouvido nesta terça-feira, se justifica pelo entendimento de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) monitora a atividade de grupos sem terra. Durante o governo Lula, o órgão esteve subordinado tanto ao GSI, quando ainda estava sob comando de G. Dias, e da Casa Civil.

A convocação acontece em um momento em que a oposição, composta majoritariamente por deputados que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fortalecem a pressão contra o governo na CPI. A CPI deverá ouvir também os ministros Cárlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o líder do MST, João Pedro Stedile, em agosto

Neste domingo, 30, 1.500 membros do MST invadiram um centro de pesquisas da Embrapa, em Petrolina (PE), ato condenado pelo presidente da CPI, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), que definiu a ação como um sinal de "conivência" do governo com o MST. A comissão deverá adotar sessões na quinta-feira para aumentar o ritmo de trabalho e ouvira, só nesta semana, G. Dias, e o líder da Frente Nacional de Lutas (FNL), José Rainha Júnior, que foi preso no começo deste ano.

Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes

Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde

Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Quadrilha do falso empréstimo é desarticulada após prejudicar servidores públicos

Ataques de abelhas causam duas mortes em menos de uma semana na região

Shopping de Araçatuba promove evento com Coelho da Páscoa

Oeste e Noroeste Paulista ganham reforço no combate à dengue com apoio federal

Parceria entre Prefeitura e Câmara vai manter transporte coletivo em Araçatuba

Laudo aponta causa da morte de menina de seis anos em Buritama

Ecopontos de Araçatuba passam a funcionar 24 horas por dia

Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados