A caravana "Cada Gesto Conta", promovida pelo Sicredi passou ontem (8) por Mirassol (SP), levando às crianças e à comunidade uma programação recheada de atividades lúdicas e educativas sobre educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. O evento foi realizado na escola E.F.E.I Prof. Wilson Paschoal.
Durante o dia, as atividades foram divididas em quatro horários: das 8h às 9h, das 9h30 às 10h30, das 13h às 14h e das 14h30 às 15h30. Ao final de cada circuito, as crianças receberam um kit lanche oferecido pela cooperativa, reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar e a nutrição dos participantes.
A ação itinerante tem percorrido diversas cidades do estado de São Paulo e proporcionou momentos de aprendizado e diversão, com atividades interativas sobre proteção do meio ambiente, consumo responsável e cidadania. Por meio de um caminhão-palco, brinquedos infláveis e dinâmicas recreativas, os alunos também puderam interagir com os famosos personagens "Smurfs".
A iniciativa "Sicredi & Smurfs: Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável" é fruto de uma parceria com a empresa belga IMPS e a agência brasileira Vertical Licensing. A caravana aborda temas como erradicação da pobreza, fome zero, agricultura sustentável, saúde, água potável, saneamento e energia limpa, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Entre as atividades oferecidas estiveram o desafio de montar uma feira de alimentos, um jogo de distribuição de recursos, um circuito de corrida voltado à saúde, uma dinâmica de transporte de água por canaletas e a geração de energia com bicicletas. Também foi apresentada a plataforma “Cada Gesto Educa”, que capacita professores por meio de 17 módulos que combinam videoaulas com atividades lúdicas dos Smurfs. Atualmente, mais de 4 mil educadores já estão cadastrados.
“O evento em Mirassol reforça nosso compromisso com a educação sustentável, unindo diversão e aprendizado para que as crianças compreendam o impacto positivo que suas ações podem ter no planeta. A caravana é uma oportunidade única para a imprensa local cobrir uma iniciativa que promove os ODS e a Agenda 2030 da ONU de maneira interativa e acessível,” destacou o presidente da Cooperativa Sicredi Noroeste SP, José Carlos Afonso Cuginotti.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe