04/01/2025 • 09:42:00

Decreto de estado de emergência faz UBSs de Rio Preto funcionarem em horário estendido

Redação - São José do Rio Preto

 

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir da próxima segunda-feira, (6), as unidades básicas de saúde Estoril e Solo Sagrado vão funcionar em horário ampliado para atender pacientes com dengue. 

O horário de funcionamento de ambas as unidades será das 7h às 22h, sendo que na UBS Estoril, os atendimentos exclusivos para dengue serão das 17h às 22h, enquanto na UBS Solo Sagrado, os atendimentos exclusivos para dengue serão das 20h às 22h.

O número de casos confirmados de dengue em Rio Preto aumentou 200% em 2024 em relação ao ano anterior. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, (2), foram 29.428. Casos confirmados da doença no ano passado, com 11 mortes, contra 9.795 casos em 2023, com 2 mortes.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA 

O prefeito de Rio Preto, coronel Fábio Candido, promoveu uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, (3), para informar as medidas adotadas para o enfrentamento da epidemia de dengue no município. A coletiva contou com a participação do vice-prefeito, Fábio Marcondes, e dos secretários de Saúde, Rubem Bottas; Serviços Gerais, José Heitor dos Santos;  Agricultura, Carina Ayres; e Meio Ambiente, Paulo Pagotto Júnior, além do diretor da Emurb, Gustavo Antônio Silva.

A primeira medida anunciada é o decreto de emergência em saúde pública. "Estamos conscientes do tamanho do problema. Vamos promover uma força-tarefa para realizar a limpeza em toda a cidade, partindo para o combate tanto na questão da zeladoria quanto na saúde pública", afirmou o prefeito.

RIO PRETO CONTRA A DENGUE

Na Saúde, a campanha “Rio Preto sem dengue: a luta é de todos” começa neste sábado, 4/1, com os agentes de saúde percorrendo as áreas de abrangência do Solo Sagrado e do São Francisco, que hoje têm as maiores incidências de dengue da cidade. O mutirão será das 8h às 14h. Durante as visitas, os agentes vão vistoriar os imóveis à procura de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

"Peço ajuda da população para receber os agentes em suas casas para que juntos possamos combater o mosquito", reforçou o secretário de Saúde, que ainda anunciou a aplicação do Fumacê, técnica que utiliza inseticida para eliminar o mosquito Aedes, a partir do dia (13).  Além disso, a nebulização e a aplicação da Borrifação Intradomiciliar (BRI) continuam. 

Para a assistência médica, o secretário afirmou que o Centro de Hidratação, atualmente instalado no Núcleo de Educação em Urgência (NEU), está absorvendo toda a demanda com os 30 leitos disponíveis, no entanto, caso seja necessário ampliar os atendimentos, a Swift poderá abrigar o serviço.

VACINA 

No momento, o município está com as doses da vacina QDenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue, esgotadas. O estado informou que, na próxima semana, deve enviar nova grade para atender crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

MUTIRÃO

A partir da próxima segunda-feira, (6), a Secretaria de Serviços Gerais inicia o Mutirão Todos Contra a Dengue, que tem o objetivo de promover a limpeza de 600 áreas verdes públicas (dominiais e institucionais), 400 praças públicas, 100 áreas com ocorrência de descarte irregular, além dos 15 pontos de apoio municipais, com destinação final de resíduos.

O mutirão vai começar pelas áreas do São Francisco, Jardim Gabriela e Solo Sagrado. Também serão abrangidos os 15 pontos de apoio e 100 pontos de áreas de descarte irregular de resíduos diversos. As árvores caídas no início de dezembro em diversos pontos da cidade serão retiradas.

Por conta do aumento de casos de dengue Telemedicina amplia horário de atendimento, em Rio Preto

Sem gotinha, entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Mutirão vai limpar áreas públicas e pontos de descarte irregular, em Rio Preto (SP)

Motorista de caminhão morre em acidente em Presidente Venceslau (SP)

Votuporanga registra 1º homicídio de 2025

Homem é preso depois de esfaquear outro em Penápolis (SP)

Mulher é multada em R$ 3 mil por maus tratos a cachorro, em Rio Preto (SP)

Homem é preso em Valparaíso (SP) depois de atingir ex-mulher com canivete

Decreto de estado de emergência faz UBSs de Rio Preto funcionarem em horário estendido

Prefeitura de Araçatuba realiza mutirão com mais de 100 vagas de trabalho, no dia 15

Araçatuba registra primeira morte por dengue neste ano

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados