A Defesa Civil emitiu nesta terça-feira, 24, alerta para a chegada de temporais que devem atingir todo o Estado de São Paulo entre quarta, 25, e sexta-feira, 27. As fortes chuvas serão provocadas por uma frente fria vinda do Sul, que avança pelo território paulista nos próximos dias e poderá causar também diminuição nas temperaturas, ventos de até 70 km/h e queda de granizo em algumas regiões.
Na capital e na região metropolitana de São Paulo, são esperados acumulados de 50mm (cada um milímetro de chuva corresponde a um litro por metro quadrado), a mesma previsão para Vale do Ribeira e Itapeva. No interior, nas regiões de Campinas e Sorocaba, os acumulados serão de 70mm, segundo a Defesa Civil.
A previsão para Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte é 80mm, volume de precipitação que caracteriza a chuva como moderada. Já nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto os acumulados podem chegar aos 100mm, o que é considerada chuva forte.
"Em todas as regiões haverá presença de rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h, além de raios e granizo", diz a Defesa Civil em nota.
Previsão do tempo para a capital:*
- Quarta-feira (25/10): entre 18ºC e 23ºC;
- Quinta-feira (26/10): entre 17ºC e 21ºC;
- Sexta-feira (27/10): entre 17ºC e 24ºC;
- Sábado (28/10): entre 20ºC e 30ºC;
- Domingo (29/10): entre 23ºC e 28ºC;
Para os moradores das regiões onde as chuvas serão mais fortes, a Defesa Civil alerta para que as pessoas não enfrentem áreas alagadas ou com enxurradas, procurem permanecer em locais cobertos e evitem permanecer parados embaixo de árvores. "Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel".
Outros cuidados recomendados pela Defesa Civil são: evitar estacionar veículos perto de árvores, sob o risco de queda da vegetação; e redobrar a segurança no caso de profissionais que trabalham ao ar livre e em altura.
Atenção espacial na faixa leste do Estado
Para a Defesa Civil, é necessário ter atenção especial para as cidades do litoral paulista, que ficam na faixa leste do Estado, e onde há número maior de áreas de risco para deslizamentos.
"As pessoas que residem em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento, é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro", diz.
Por causa das rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa no litoral, diz a Defesa Civil. "Logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia".
O órgão recomenda também cuidado com embarcações e para que a população evite adentrar em alto mar, bem como a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.
Para receber alertas da Defesa Civil pelo celular, as pessoas podem mandar uma mensagem de texto com o CEP da localidade de interesse para o número 40199.
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Compartilhe