29/08/2024 • 11:27:22

Defesa Civil de SP alerta para risco de incêndios nos próximos dias em quase todo o estado

AGÊNCIA SP



A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para o risco elevado de incêndios em quase todo o território paulista. As temperaturas voltarão a subir gradativamente, enquanto a umidade relativa do ar tende a cair entre esta sexta-feira (30) e domingo (1).

O Mapa de Risco de Incêndio, uma ferramenta tecnológica que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período de estiagem, indica que os próximos dias serão críticos. De acordo com o CGE, os modelos meteorológicos apontam risco de emergência para incêndios, além de preverem altas temperaturas, ventos fortes de até 60 km/h e falta de chuvas. A baixa umidade relativa do ar também agrava o risco de queimadas.

REGIÕES CRÍTICAS

As regiões mais críticas em relação às temperaturas máximas são Araçatuba, Andradina, Bauru e Jaú, com máximas podendo chegar a 35ºC no período mais quente do dia. A umidade relativa do ar também deve atingir níveis críticos, ficando abaixo dos 20%.

Nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem chegar a 34ºC, com umidade abaixo dos 20%. Já nas regiões de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, os termômetros podem registrar até 33ºC, com umidade relativa do ar igualmente abaixo dos 20%.

As regiões de Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar máximas de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%.

RECOMENDAÇÕES
A recomendação é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.

EXPLICAÇÃO
Essa mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o que causa aumento nas temperaturas e uma sensação térmica mais quente. Diante disso, a população deve adotar medidas de prevenção, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, evitar a limpeza de áreas rurais utilizando fogo, não queimar lixo e não soltar balões. A Defesa Civil continua monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndios.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados