A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para o risco elevado de incêndios em quase todo o território paulista. As temperaturas voltarão a subir gradativamente, enquanto a umidade relativa do ar tende a cair entre esta sexta-feira (30) e domingo (1).
O Mapa de Risco de Incêndio, uma ferramenta tecnológica que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período de estiagem, indica que os próximos dias serão críticos. De acordo com o CGE, os modelos meteorológicos apontam risco de emergência para incêndios, além de preverem altas temperaturas, ventos fortes de até 60 km/h e falta de chuvas. A baixa umidade relativa do ar também agrava o risco de queimadas.
REGIÕES CRÍTICAS
As regiões mais críticas em relação às temperaturas máximas são Araçatuba, Andradina, Bauru e Jaú, com máximas podendo chegar a 35ºC no período mais quente do dia. A umidade relativa do ar também deve atingir níveis críticos, ficando abaixo dos 20%.
Nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem chegar a 34ºC, com umidade abaixo dos 20%. Já nas regiões de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos, os termômetros podem registrar até 33ºC, com umidade relativa do ar igualmente abaixo dos 20%.
As regiões de Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar máximas de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%.
RECOMENDAÇÕES
A recomendação é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.
EXPLICAÇÃO
Essa mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o que causa aumento nas temperaturas e uma sensação térmica mais quente. Diante disso, a população deve adotar medidas de prevenção, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, evitar a limpeza de áreas rurais utilizando fogo, não queimar lixo e não soltar balões. A Defesa Civil continua monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndios.
Campanha Araçatuba Limpa chega à última etapa neste sábado com coleta em oito bairros
Mulher é flagrada com mais de 1 kg de maconha nos sapatos em ônibus na Raposo Tavares
Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba
Zatti Saúde assume atendimentos em saúde mental em Araçatuba
Sabor de São Paulo: festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba
Araçatuba terá 1ª Corrida “Juntos pelo Autismo” no dia 20 de abril
Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes
Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde
Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril
Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo
Quadrilha do falso empréstimo é desarticulada após prejudicar servidores públicos
Ataques de abelhas causam duas mortes em menos de uma semana na região
Compartilhe