A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), renovou até a próxima sexta-feira (6) o alerta de risco elevado para incêndios nas regiões norte, noroeste e oeste do estado.
O Mapa de Risco, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco nessas áreas do território paulista.
Nos próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão enfrentando tempo seco, sem condições para precipitações. As temperaturas seguem em elevação, com a URA (Umidade Relativa do Ar) caindo para níveis críticos, ou seja, abaixo dos 20%, o que aumenta a sensação de tempo quente e abafado.
As temperaturas podem chegar aos 39ºC em Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, durante o período mais quente do dia. A umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos, variando entre 13% e 15%.
Em São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, as temperaturas devem ficar em torno de 38ºC, com URA variando entre 14% e 21%.
Já em Franca e Valparaíso, os termômetros podem registrar temperaturas de 35ºC, com URA entre 17% e 19%.
RECOMENDAÇÕES
Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde, como hidratação constante, consumo frequente de água e proteção contra o sol. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia, e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais, está adotando medidas de prevenção, como vistorias em áreas mais suscetíveis a queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe