A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), renovou até a próxima sexta-feira (6) o alerta de risco elevado para incêndios nas regiões norte, noroeste e oeste do estado.
O Mapa de Risco, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco nessas áreas do território paulista.
Nos próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão enfrentando tempo seco, sem condições para precipitações. As temperaturas seguem em elevação, com a URA (Umidade Relativa do Ar) caindo para níveis críticos, ou seja, abaixo dos 20%, o que aumenta a sensação de tempo quente e abafado.
As temperaturas podem chegar aos 39ºC em Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, durante o período mais quente do dia. A umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos, variando entre 13% e 15%.
Em São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, as temperaturas devem ficar em torno de 38ºC, com URA variando entre 14% e 21%.
Já em Franca e Valparaíso, os termômetros podem registrar temperaturas de 35ºC, com URA entre 17% e 19%.
RECOMENDAÇÕES
Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde, como hidratação constante, consumo frequente de água e proteção contra o sol. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia, e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais, está adotando medidas de prevenção, como vistorias em áreas mais suscetíveis a queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe