A Delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto iniciou neste mês de setembro uma nova forma de atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O atendimento em Libras será no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e nas Agências da Receita Federal nos municípios paulistas de Fernandópolis, Votuporanga, Catanduva e Olímpia.
Os servidores da Delegacia e das Agências foram capacitados pelas analistas-tributárias Luciene Aparecida Soares Nonato e Jessica Carvalho da Cunha, da DRF/Santo André.
O novo atendimento em Libras é realizado por uma empresa terceirizada através da plataforma Teams. Ao comparecer a uma Unidade da Receita Federal, o cidadão é atendido numa mesa com um monitor, que fica direcionado a ele e conectado ao tradutor. O atendente local se comunica com esse tradutor, o que permite a prestação dos serviços.
Outra novidade é que, no momento de fazer o agendamento pelo site da Receita Federal, o cidadão poderá escolher ser atendido em Libras. A demanda de inclusão dessa opção no sistema de agendamento já foi aberta no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), inicialmente para a DRF/Santo André, ARF/São Bernardo do Campo e ARF/São Caetano do Sul. Agora, todas as unidades da Receita Federal do estado de São Paulo estarão aptas a prestarem esse novo atendimento.
De acordo com a chefe da Divisão Regional de Atendimento da 8ª RF (Diate08), analista-tributária Fabiana Bastos Martins, "trata-se de uma importante iniciativa para a inclusão social dos cidadãos surdos que procuram a rede de atendimento da Receita Federal. A expectativa é que mais de 150 atendimentos sejam realizados por mês somente no estado de São Paulo".
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Motociclista fica em estado grave após colisão em cruzamento de Rio Preto
PRF apreende medicamentos irregulares durante fiscalização na BR-153
Idoso é condenado a 16 anos por matar síndico em briga por vaga de estacionamento em Rio Preto
Homem é preso em Rio Preto por tentativa de homicídio em casa de shows em Barretos
Rio-pretense cai no golpe do falso advogado
7ª Unimed Run bate recorde de inscrições e consolida evento como referência regional
Incêndio destrói cooperativa de recicláveis em Ilha Solteira; fumaça foi vista a quilômetros
Elyezer Montenegro Magalhães será duplicada entre Araçatuba e Aracanguá: obra de R$ 64 milhões
Veículo que transportava pacientes de Guararapes sofre acidente em José Bonifácio
Operação Hawala mira organização que lavava dinheiro em cripto e movimentou R$ 1 bilhão
SP lidera em ranking de inovação no país
Compartilhe