A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), confirmou nesta terça-feira (27) a reintrodução da dengue tipo 3 (DENV-3) em Presidente Prudente. O caso foi identificado em uma paciente de 46 anos, já recuperada, após resultado de sorotipagem feito pelo Instituto Adolfo Lutz. A amostra havia sido coletada em março deste ano.
Este é o primeiro registro do DENV-3 no município desde 2007, quando 243 pessoas foram infectadas por esse sorotipo. Com a nova confirmação, aumenta a preocupação dos profissionais da saúde, já que Presidente Prudente agora apresenta a circulação dos sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3.
“O importante agora é reforçar os cuidados preventivos, principalmente com os criadouros do mosquito. Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas”, alerta a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, citando dados do Ministério da Saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Débora Tiezzi, o laudo foi divulgado somente agora devido à sobrecarga do Instituto Adolfo Lutz, provocada pela epidemia de dengue que atinge o Estado de São Paulo. Todos os municípios estão enviando amostras para análise, o que atrasou os resultados.
Tiezzi reforça o alerta para os profissionais da saúde: “Mesmo quem já teve dengue anteriormente pode contrair novamente, caso seja infectado por um sorotipo diferente. O DENV-3, dependendo da resposta imunológica do paciente, pode evoluir para formas graves da doença”.
Embora o DENV-3 possa provocar complicações, todos os sorotipos do vírus da dengue têm potencial para se manifestar de forma assintomática, leve ou grave. Por isso, a orientação é que os profissionais estejam atentos aos sinais clínicos e realizem diagnósticos precisos.
A população também tem papel fundamental no combate à doença, eliminando os criadouros do mosquito transmissor. Manter os quintais limpos e livres de recipientes que acumulam água é essencial para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe