O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSD) discutiu com o prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Morais (PSDB), o Jura, durante o evento que discutia o projeto de Regionalização da Saúde e o panorama na Macrorregional de Rio Preto.
O evento foi realizado no auditório da Famerp, em São José do Rio Preto (SP), nesta terça-feira (11). Durante a fala de Valdomiro, que é médico, sobre os atendimentos de alta complexidade, ele foi interrompido por Jurandir.
"Os pequenos têm que estar em outros hospitais, mas nós temos os mesmos direitos de a alta complexidade ser atendida aqui (no Hospital de Base)", disse o prefeito de Nova Aliança.
Valdomiro rebateu e foi mais agressivo na resposta. "Mas eu não estou dizendo nada diferente. O senhor está completamente enganado. Aliás, eu conheço o senhor, prefeito, sei de que partido você é e sei qual é a 'sem-vergonhice' que você faz".
"Eu também te conheço muito bem", respondeu Jura, que foi contido em seguida por outros prefeitos e secretários de Saúde municipais, enquanto Valdomiro discursava.
[redes]
O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.
As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. A próxima, da Macrorregião de Araçatuba, ocorrerá nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho. No dia 5 deste mês, uma reunião preparatória conduzida pelo secretário Eleuses Paiva fez uma avaliação daquilo que já foi realizado pelas Oficinas e definiu os objetivos para os eventos futuros.
A Oficina da Regionalização da Saúde - Macrorregional de São José do Rio Preto é um evento realizado em dois dias. Nesta terça-feira (11), foram promovidos painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na quarta-feira (12), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.
Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto
Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira
Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba
Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows
Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais
Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva
Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza
Venda de ingressos para carnaval do Rio de Janeiro tem nova etapa nesta quarta (9)
Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro
Adolescente é apreendido após atacar escola no RS e matar criança de 9 anos
Homem passa mal e morre em praça no bairro TV, em Araçatuba
Polícia Civil prende 22 pessoas em operação nas regiões de Araçatuba e Andradina
Compartilhe