O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou 878 fiscalizações a desmanches ilegais de veículos de janeiro a setembro deste ano em todo o estado. O número é 96,4% maior que o registrado no mesmo período de 2023, com 447 ações. Se forem comparados apenas os meses de setembro dos dois anos, o aumento é de 10,4% no mês passado.
No último dia 3, foram localizadas mais de 8.400 peças na zona leste da capital sendo vendidas ilegalmente. Faróis, carcaças, para-choques, para-lamas e capôs eram alguns dos itens que estavam sendo distribuídos em dois locais de comércio do mesmo proprietário. O responsável pelos estabelecimentos foi preso pela Polícia Civil por falta de nota fiscal, rastreabilidade e por não seguir a legislação. Ele vai responder por infringir o Código de Defesa do Consumidor e por crime contra as relações de consumo.
“Um dos principais objetivos das fiscalizações é retirar de circulação peças que podem ter origem no crime, produtos de roubos, furtos e até latrocínios. Essas, que são as chamadas ‘peças de sangue’, provocam grande dano à sociedade. Por isso, é muito importante que o consumidor verifique a procedência antes de comprar. Com isso, o mercado vai se ajustando e trabalhando de acordo com as normas vigentes”, diz Eric Wetter, assessor de Gestão Regulatória do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
De janeiro de 2023 a setembro de 2024, foram 2.257 fiscalizações contra desmontes no estado, em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Civil e a Vigilância Ambiental. Os locais autuados respondem a processo administrativo instaurado pelo Detran-SP e ficam sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014, que vão de multa à interdição do estabelecimento e à perda do material apreendido.
Consulte antes
É fundamental o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Detran-SP antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita no site do Detran, na aba “Empresas Credenciadas”. Para consultar, acesse: https://encurtador.com.br/iptx0. Caso a empresa não seja encontrada na pesquisa, o local deve ser evitado. As peças também podem ser consultadas pelo QR Code ou no site do Detran-SP, basta acessar este link.
Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado. Caso o cidadão desconfie de que um local seja irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181, serviço da Secretaria de Estado da Segurança Pública, cujo sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, pelo site: www.webdenuncia.org.br.
Já pelo portal do Detran-SP, a manifestação deve ser encaminhada para a ouvidoria do órgão neste link. Os cidadãos também podem acessar o FALA SP, canal de comunicação do governo do estado, é só selecionar o Detran-SP e a opção “Denúncia”.
Trabalho contínuo
A autarquia passou também a privilegiar a atuação em cooperação com outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Corregedoria Geral do Estado, no combate aos desvios de conduta e na promoção de melhores serviços à sociedade paulista.
Em dezembro de 2023, o Governo de São Paulo criou uma área para investigação de crimes e fraudes decorrentes das atividades de trânsito na 4ª Delegacia de Polícia para o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania “Dr Luiz Lasserre Gomes” (DPPC).
A unidade, mantida pela Polícia Civil, com o apoio do Detran-SP, é conhecida por Divisão de Investigações sobre crimes contra a administração e fraudes decorrentes das atividades de trânsito, combate à corrupção e lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. A estrutura é responsável por apurar fraudes e investigar possíveis crimes decorrentes das atividades relacionadas ao trânsito.
Além disso, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), a Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), do Deic, que realiza operações e investigações para deter infratores, apreender peças veiculares e combater desmanches ilegais. As ações realizadas em 2024 pela delegacia especializada possibilitaram a prisão de 378 infratores e a apreensão de 19.577 peças veiculares, incluindo motocicletas.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe