As maiores cidades do interior paulista vão participar, neste sábado (10), do Dia D da vacinação contra a gripe. Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente preparam ações em diferentes formatos para tentar aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. A iniciativa também oferecerá outras vacinas do Calendário Nacional, dependendo da situação vacinal de cada pessoa.
Apesar do esforço das autoridades de saúde, os índices de imunização ainda estão muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura. A vacina é trivalente e protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B — os principais responsáveis pelas síndromes respiratórias que lotam os sistemas de saúde nesta época do ano.
ARAÇATUBA
Diferentemente de outras cidades, Araçatuba decidiu liberar a vacina da gripe para toda a população a partir de seis meses de idade. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h. Basta apresentar documento com foto; a carteira de vacinação, se possível, ajuda no registro da dose.
Além da vacina contra a gripe, também estarão disponíveis imunizantes como febre amarela, tríplice viral, HPV, poliomielite, meningite, dengue, entre outros.
Desde o início da campanha, em 28 de março, 16.917 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Araçatuba, o que representa apenas 19,32% de cobertura. A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, alerta que a adesão está abaixo do esperado. “A vacinação é a melhor forma de prevenir formas graves da doença e internações, principalmente com a chegada do frio”, destacou.
Cobertura entre os grupos prioritários:
Idosos: 26,27%
Pessoas com comorbidades: 28,87%
Crianças: 5,40%
Trabalhadores da saúde: 14,03%
Professores: 9,51%
Gestantes: 19,38%
Puérperas: 9,47%
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Em São José do Rio Preto, o Dia D vai ocorrer em sete UBSs, abertas das 8h às 15h: Estoril, João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antonio, São Deocleciano, Solo Sagrado e Vetorazzo. A vacinação será destinada aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A cidade registrou até agora 37.418 doses aplicadas, o que representa 19% de cobertura geral. A situação mais preocupante é entre as crianças, com apenas 9,16% vacinadas. A adesão entre os idosos está em 22,76% e entre gestantes, 27,25%.
Além da vacinação nos postos, Rio Preto também está vacinando crianças em escolas municipais, idosos em instituições de longa permanência e acamados em domicílio. Mais de 20 escolas já receberam as equipes de saúde, e outras ações estão programadas até o fim de maio.
Durante a semana, as vacinas seguem disponíveis nas UBSs, das 7h30 às 16h30. Em duas unidades, o atendimento é estendido: João Paulo II/Jaguaré (até 18h30) e Solo Sagrado (até 19h).
PRESIDENTE PRUDENTE
Já em Presidente Prudente, a estratégia será diferente: a vacinação será itinerante, com equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) espalhadas por sete pontos estratégicos, das 8h às 14h. A ideia é facilitar o acesso e aumentar a adesão do público prioritário.
Locais de vacinação:
Muffato Atacadista (Jardim Guanabara)
Supermercados Estrela Lar dos Meninos
Supermercados Avenida
Carrefour
Amigão Supermercados
Praça 9 de Julho
ESF Vila Marcondes
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, já foram aplicadas 22.202 doses da vacina. O público-alvo na cidade é de mais de 100 mil pessoas.
Vacinação em Prudente até agora:
Idosos: 12.928
Crianças: 2.792
Gestantes: 391
Outros grupos (professores, profissionais da saúde, comorbidades, etc.): 6.090
A vacina também é trivalente e protege contra as três cepas mais circulantes do vírus Influenza. Podem se vacinar todos os integrantes dos grupos de risco, como crianças, gestantes, puérperas, idosos, profissionais da saúde e da educação, caminhoneiros, pessoas com deficiência, indígenas, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade.
ALERTA
As três cidades registram baixa cobertura vacinal, cenário que preocupa especialistas diante da proximidade do inverno. A gripe pode levar a complicações sérias, especialmente entre os grupos de risco.
A orientação é clara: procure o posto mais próximo, leve um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. A vacina é segura, gratuita e continua sendo a forma mais eficaz de se proteger contra o vírus da gripe.
Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em Araçatuba, Rio Preto e Presidente Prudente
Crédito do Trabalhador já movimenta mais de R$ 10 bilhões em empréstimos no país
Governo de SP promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)
Atleta de 87 anos de Presidente Prudente participa dos Jogos da Melhor Idade desde o início, há 27 anos
Conclave que vai escolher novo papa começa com pedido de união na Igreja
Menino de dois anos morre após receber medicação errada em hospital de Andradina
Shopping Cidade Norte presenteia mães com body splash da We Pink
Trabalho do TH+ SBT Interior recebe reconhecimento da Câmara de Prudente
Emergência climática exigirá cerca de US$ 6 trilhões até 2030
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Cardeais entram em reclusão antes do conclave para eleger novo papa
Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média
Compartilhe