Quentinho, crocante por fora e macio por dentro: o pão francês é uma das iguarias mais amadas e consumidas pelos brasileiros. Nesta sexta-feira (21), é celebrado o dia deste alimento que está presente no café da manhã, no lanche da tarde e/ou na sopa da noite. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) reconhece sua importância, que gera oportunidades de emprego e renda.
Conhecido por nomes como pão de sal, cacetinho ou filão, o pãozinho é consumido diariamente por 41 milhões de brasileiros, segundo dados da entidade Sampapão. O Estado de São Paulo lidera o ranking nacional, com um consumo per capita de 45 kg de pão francês por ano, acima da média de outros estados de 33,5 kg/ano.
"Acordo às 4h todos os dias para oferecer um pão bem fresquinho quando abrimos a padaria às 6h. Nós vendemos cerca de 800 pães franceses por dia, é o nosso carro-chefe", conta Veronica Alves, 39 anos, padeira e empreendedora que realizou o curso de panificação do Qualifica SP, programa de qualificação profissional gratuita da pasta.
Localizada no município de Birigui, no interior paulista, a padaria Dona Abelha Pães e Doces é administrada por Veronica e sua irmã há cerca de dois anos e passou recentemente por uma reforma de ampliação. "É um ramo desafiador, e não conhecíamos muita coisa. Por isso, o curso foi tão importante, aprendi bastante. O principal diferencial foi poder tirar todas as dúvidas com o professor na hora", explica Veronica.
Desde o início da gestão, o Qualifica SP Novo Emprego ofertou 1.425 vagas para o curso de Panificação, que ensina técnicas modernas de fabricação de pães e doces. Atualmente, o curso está sendo ministrado em Mongaguá, no litoral sul, por meio da unidade móvel do programa. Para saber da abertura de novas turmas para este curso, acesse o site do programa.
Vagas de trabalho na área
Outra frente de atuação da SDE para fortalecer o setor é a oferta de vagas de emprego nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). Desde janeiro de 2023, mais de 1,5 mil vagas para padeiros foram disponibilizadas pelos PATs, com um crescimento de 154% nas ofertas somente em 2024. Atualmente, há 25 vagas abertas para o cargo em diversas regiões do Estado.
Para se candidatar a uma vaga de emprego, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. O programa conta com mais de 200 unidades distribuídas pelo território paulista. Os endereços podem ser consultados em desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo
Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber
Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação
Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto
Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada
Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber
Campanha do Agasalho 2025 será lançada no dia 2 de abril
Prefeitura de Araçatuba amplia serviços das UBSs 24h para vacinação contra influenza nos fins de semana
Campanha "Araçatuba Limpa" recolhe mais de 50 caminhões de materiais inservíveis em quatro dias
Prefeitura de Prudente realiza mutirão de saúde da mulher neste sábado
Compartilhe