29/05/2023 • 17:45:20

Dino: pacificação do país tem de ser centrada no respeito à lei

AGÊNCIA BRASIL

[imga]

 


 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que as entregas e visitas aos estados feitas no âmbito da segunda edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) mostram a disposição do governo federal em retomar diálogos interrompidos com a polarização política do país nos últimos anos.

 

 

 

Segundo Dino, a pacificação do país, após tanto estímulo ao ódio, tem de estar centrada no “respeito à lei”, sendo as parcerias entre governo e estados “vitais para fortalecer os laços de confiança”.

 

 

 

 

Notícias relacionadas:

 

 


Flávio Dino questionará norma da Anac sobre inspeção em aeroportos.
Combate à violência nas escolas ganha prioridade no Pronasci II.
Pronasci é retomado com foco na redução de feminicídios.


A afirmação foi feita nesta segunda-feira (29) em Alagoas, durante o lançamento do Pronasci 2 no estado. “Quero dizer que acreditamos que parcerias com os estados são vitais para fortalecer esses laços de confiança. O que o Brasil precisa é de confiança restaurada entre os compatriotas”, disse o ministro, ao ressaltar que o estímulo ao ódio, para atingir objetivos políticos, “prejudicou laços interpessoais que são fundamentais para que falemos de pátria e de nação”.

 

 

 

“Vimos ódios dentro dos lares, dentro das famílias, nos locais de trabalho. É impossível construir um país assim. Por isso, nós precisamos pacificar a nação em torno do respeito à lei. O que torna o trânsito de veículos possível é que alguns vão pela direita e outros vão pela esquerda. Mas todos cumprem a mesma lei. Então, não importa se, no trânsito da política, você está mais à direita ou mais à esquerda. O que importa é que haja confiança de que todos vão cumprir a lei”, argumentou o ministro.

 

 

 

 

Flávio Dino disse que a missão do atual governo é reconstruir o país e que, para isso, é necessário haver confiança entre as diferentes esferas de poder. “Nós confiamos nos governadores, independentemente de partido. Fiz questão, inclusive, de ter começado essa itinerância [de lançamento do Pronasci nos estados] pelo Sul do país, com governadores que não apoiaram o presidente Lula. E o mesmo tratamento que estamos dando aqui em Alagoas temos dado a todos os governadores.”

 

 

 

 

O ministro acrescentou que aplicações dos recursos previstos no programa serão definidas pelos estados, algo que, segundo ele, era dificultado pela gestão anterior.

 

 

 

 

“Havia uma desconfiança no passado em relação aos governadores. Para ter o dinheiro liberado, o governador tinha que apresentar um plano que era mais detalhado do que o razoável. Nós acabamos com isso. Agora, o governador gasta e presta contas. Ele foi eleito pelo povo. Então, é livre para priorizar as políticas, e só vai prestar contas ao final”, completou.

 

 

 

 

Segundo Flávio Dino, o “principal conceito” de sua pasta em relação às autoridades de segurança locais é o de integração, com trabalhos conjuntos envolvendo todas as polícias estaduais e a Polícia Federal.

 

 

 

 

O ministro lembrou ainda a criação do mecanismo Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, o chamado Ficco, que está sendo levado a todos os estados. “Quando nós chegamos ao ministério, havia 13 forças, mas vamos terminar o ano com 27”, afirmou.

 

 

Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto

Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira

Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba

Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows

Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais

Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva

Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza

Venda de ingressos para carnaval do Rio de Janeiro tem nova etapa nesta quarta (9)

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Adolescente é apreendido após atacar escola no RS e matar criança de 9 anos

Homem passa mal e morre em praça no bairro TV, em Araçatuba

Polícia Civil prende 22 pessoas em operação nas regiões de Araçatuba e Andradina

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados