03/12/2023 • 09:50:00

Dino pode se tornar o 2º nordestino no STF; veja de onde é cada juiz

ESTADÃO CONTEÚDO



Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pode se tornar o segundo magistrado do Nordeste na atual composição da Corte.

Maranhense, Dino terá como único conterrâneo regional - caso seja aprovado pelo Senado - o ministro Nunes Marques, de Teresina, no Piauí.

A Corte é marcada pela desigualdade na representação dos Estados na história das indicações dos ministros. Na atual formação, o STF abriga sete ministros do Sudeste, um do Sul, um do Nordeste, um do Centro-Oeste e nenhum do Norte, de acordo com dados do tribunal que levam em consideração o local de nascimento do magistrado.

Dino pode se tornar o sexto nascido no Maranhão a integrar o Supremo no período republicano. Antes dele, passaram pelo plenário da Corte os ministros Costa Barradas (Deodoro da Fonseca), Pindahiba de Mattos (Floriano Peixoto), João Pedro Belfort Vieira (Prudente de Morais), Viveiros de Castro (Venceslau Brás) e Carlos Madeira (José Sarney).

Segundo dados do tribunal, os Estados com mais integrantes na história republicana foram Rio de Janeiro (33), Minas Gerais (30), São Paulo (26) e Rio Grande do Sul (18) - federações do Sul e do Sudeste. O Nordeste teve 55 ministros indicados ao longo dos anos. Os Estados mais representados foram Bahia, com 14, e Pernambuco, com 11.

Em 132 anos de Corte, seis Estados e o Distrito Federal não tiveram sequer um ministro indicado. São eles: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Formação atual do STF tem ministros de seis Estados

A formação atual é representada por ministros de seis Estados: Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin, de São Paulo; Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, do Rio de Janeiro; Edson Fachin, do Rio Grande do Sul; Gilmar Mendes, do Mato Grosso; Cármem Lúcia, de Minas Gerais; e Nunes Marques, do Piauí.

Único ministro que nasceu em um Estado e teve a sua carreira construída em outro, Gilmar Mendes nasceu em Diamantino (MT), mas atuou, principalmente, em Brasília.

Operação da Polícia Civil investiga falsa dentista que atuou em Teodoro Sampaio e região

Microsoft anuncia lançamentos de inteligência artificial para o sistema Windows

Exército reduz número de armas que PMs podem ter em casa

Sicredi Noroeste SP inaugura agência em Nova Granada e reafirma compromisso com o desenvolvimento local

Helicóptero Águia ajuda policiais a encontrar e prender suspeito de tentativa de homicídio, veja vídeo

Lesionada, Julia Kudiess desfalcará seleção de vôlei na Olimpíada

Acidente grave mata três pessoas da mesma família na região de Jales

Estado confirma seis mortes por Chikungunya na região de Rio Preto

Ingressos para a quarta solidária do Rodeo Country Bulls já estão à venda

Mais de 3 toneladas de maconha são apreendidas em rodovia de Catanduva

Motorista fica preso em ferragens após bater carro em avenida de Rio Preto

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é achado morto em destroços de helicóptero

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados